‘Bons projetos de cidade podem ajudar a acabar com mudanças climáticas’, diz chefe da ONU

Fonte: ONU Br

No dia 30 de outubro, véspera do Dia Mundial das Cidades (31), representantes das Nações Unidas destacaram o papel fundamental dos projetos de “design urbanos” na construção de uma cidade sustentável e socialmente integrada. A data comemorativa de 2015, a primeira depois da adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), teve como tema “Projetada para Viver Juntos”.

“Bons modelos de cidade podem ajudar a acabar com mudanças climáticas. Isso reduz os impactos de desastres. Pode ajudar a tornar nossas cidades mais seguras, limpas e mais igualitárias e integradas”, afirmou Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU.

O chefe das Nações Unidas também explicou que os desafios provocados pela rápida urbanização são considerados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, destacando que o objetivo 11 se compromete a “tornar as cidades e os aglomerados humanos seguros, resilientes e sustentáveis”.

Enfatizando que as cidades são “uma das mais complexas criações humanas”, o diretor executivo do ONU-Habitat, Joan Clos, declarou que um bom projeto urbano contribui para a igualdade e diversidade; promove o uso sustentável e compartilhado de recursos; inspira bairros sustentáveis e pode tornar as cidades mais seguras, entre outros benefícios.