GHG Protocol: sua importância e atualizações de 2024 

O GHG Protocol, abreviação de “Greenhouse Gas Protocol”, é uma ferramenta essencial para empresas que buscam entender e gerenciar seu impacto ambiental. Esse protocolo estabelece diretrizes para que as organizações possam calcular de maneira consistente suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), essenciais para produzir Inventários de Emissões e calcular a Pegada de Carbono.

Com o crescente enfoque nas práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança), o GHG Protocol se tornou ainda mais relevante, pois permite que as empresas mensurem e relatem suas emissões de GEE, contribuindo diretamente para o componente ambiental do ESG e demonstrando transparência em relação aos seus impactos ambientais. 

O GHG Protocol foi concebido por meio de uma colaboração entre o World Resources Institute (WRI) e o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), sendo lançado em 1998. Reconhecido internacionalmente, o protocolo é adotado por organizações em todo o mundo. 

O Programa Brasileiro GHG Protocol 

Alguns países, incluindo o Brasil, desenvolveram suas próprias versões adaptadas do protocolo para melhor atender às suas necessidades específicas. Aqui temos o Programa Brasileiro GHG Protocol, que adapta o protocolo internacional para a realidade e legislação brasileiras, facilitando sua implementação. Essas versões nacionais garantem que as diretrizes sejam relevantes e aplicáveis às circunstâncias locais, ao mesmo tempo em que mantêm a consistência com o protocolo internacional. 

“Ter uma metodologia tão bem consolidada como da do GHG Protocol, e ainda mais do GHG Protocol Brasileiro, é extremamente valioso para a temática de mudanças climáticas e ESG. Ajuda a popularizar a elaboração de inventários corporativos, facilita a comparação de emissões entre diferentes organizações e incentiva a transparência em todo o processo, essa é a vantagem da metodologia em garantir que todos estejam “na mesma régua”.” destaca Pedro Lequer Consultor Sênior de Sustentabilidade e Mudanças climáticas da Eccaplan. 

Atualizações na ferramenta GHG Protocol 

As diretrizes e padrões do GHG Protocol precisam ser atualizados regularmente. O objetivo das atualizações é garantir que os padrões do GHG Protocol continuem a fornecer uma base sólida e confiável para as empresas medirem, planejarem e acompanharem o progresso em direção às metas de emissões alinhadas com a ciência, incluindo as metas líquidas zero em linha com o objetivo global de limitar o aquecimento a 1,5°C. Essas atualizações buscarão a harmonização e o alinhamento com outras iniciativas de divulgação e regras em desenvolvimento. 

As variáveis técnicas, consideradas para realizar o cálculo da quantificação de GEE emitida são atualizadas anualmente.  É de extrema importância que as empresas acompanhem essas atualizações para garantir a confiabilidade de seus Inventários de Emissões. A atualização de 2024 foi publicada recentemente e tem como mudanças principais: 

  • Implementação do memorial de cálculo para tratamento de resíduos por incineração; 
  • Implementação do memorial de cálculo para Mudança no Uso do Solo; 
  • Implementação do memorial de cálculo para emissões do consumo de eletricidade para trabalho-remoto, com relato na categoria de Escopo 3 “Emissões casa-trabalho”; 
  • Inclusão de cálculo automático das emissões de energia não rastreada nas abas de escolha de compra do Escopo 2. 

Utilizando o GHG Protocol 

Realizar um inventário de emissões com base no GHG Protocol é uma tarefa fundamental para empresas que buscam compreender e gerenciar seu impacto ambiental. No entanto, esse trabalho é altamente técnico e requer um conhecimento especializado para garantir sua precisão e conformidade com os padrões estabelecidos. Muitas organizações optam por contar com uma empresa especializada nesse tipo de serviço devido à sua complexidade e à necessidade de seguir diretrizes específicas.  

A ECCAPLAN se destaca nesse campo, trazendo mais de 15 anos de experiência e expertise em inventários de emissões e sustentabilidade empresarial. Estamos prontos para auxiliar as empresas nessa jornada, fornecendo soluções personalizadas, tecnologia de sistemas e orientação especializada para garantir que seus inventários de emissões sejam realizados de forma eficiente e precisa.