Calor de fevereiro bateu recorde, diz Nasa

Fonte: GHG Protocol

O aumento médio das temperaturas em fevereiro foi muito superior aos saltos registrados em meses anteriores.De acordo a Nasa, os termômetros marcaram um avanço de 1,35 grau Celsius em relação à media do mesmo mês durante o período de base de comparação, entre 1951 e 1980. As informações alertam para uma possível emergência climática.

O recorde anterior nessa comparação havia sido janeiro, que foi 1,14 graus Celsius mais quente do que a média do mês durante aquele período de 30 anos.

Divulgado pela agência espacial americana, os dados são um “verdadeiro choque, e mais um lembrete do crescimento incessante no aquecimento global resultante das emissões de gases-estufa pelo homem”, escreveram os cientistas Jeff Masters e Bob Henson no blog “Weather undergournd”, analisando as informações.

Entretanto, este fevereiro não bateu o recorde de mês mais quente da História, algo mais provável de acontecer nos meses de julho e agosto, quando é verão no Hemisfério Norte.

O fenômeno El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico, pode ter contribuído para o aumento nas temperaturas. Entretanto, comparado com o El Niño de 1997-1998, que foi muito mais forte, as temperaturas globais estão 0.5 grau Celsius mais altas.

“Estamos numa espécie de emergência climática agora”, disse o pesquisador Stefan Rahmstorf, do Instituto de Pesquisas sobre Impacto Climático de Potsdam, na Alemanha, ao jornal australiano “Sydney Morning Herald”.

 

compensação

Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.

Acesse: http://bit.ly/Neutralizacaocarbono