Paris anuncia projetos para criar 100 hectares de fachadas e coberturas verdes

Fonte: Hypeness

As grandes metrópoles do mundo são verdadeiras selvas de pedra, e, como o próprio apelido indica, o que impera nos principais bairros é o concreto e o aço, não as árvores e flores. Para apaziguar a desconexão com a natureza, a capital da França lançou o projeto ‘Paris Culteurs’, com o objetivo de criar 100 novos hectares de áreas verdes em coberturas e fachadas de prédios até o ano de 2020.

O projeto teve início em março de 2016, e foi constituído por agricultores, jardineiros, arquitetos, artistas, empresas e organizações da sociedade civil da França e de outros países do mundo, cada qual com sua proposta para espaços sem uso. As inscrições ficaram abertas até agosto, totalizando 144 propostas. Destas, 33 foram aprovadas.

Cada proposta aprovada terá um “padrinho” na equipe, podendo ser jardineiro, paisagista, especialista em agricultura urbana e arquiteto, com o intuito de assessorar o projeto. Entre as principais propostas, estão hortas comunitárias, jardins ornamentais e paredes verdes.

As 33 propostas aprovadas terão, cada uma, um lote privado ou público para executar o projeto. Se o terreno for do município, o uso será feito sob a forma de concessão pública durante um período de 3 a 12 anos, podendo ser estendido a um total de 20 anos. Se o espaço for particular, o proprietário (que aderiu ao programa) será transformado em sócio do projeto e poderá contribuir com seu desenvolvimento.

 

Vocêconteudo_inventario-de-emissoes_45 sabia que através do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa a instituição ou empresa consegue avaliar como suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas?

Entenda o que é Inventário de Emissões.