Nevasca rara muda paisagem de Roma

Uma forte nevasca atingiu nesta segunda-feira (26/02) Roma. Os monumentos mais famosos da capital italiana amanheceram “pintados” de branco. O fenômeno foi provocado por uma onda de frio que veio do Ártico, batizada como Burian.

Apesar das belas imagens, a nevasca provocou transtornos no transporte público da cidade. Escolas foram fechadas e os aeroportos de Fiumicino e Ciampino registraram atrasos e cancelamentos.  Desde 2012 não nevava com tanta intensidade na capital.

A prefeita Virginia Raggi decretou na noite de domingo o fechamento de escolas públicas como precauçãoA prefeita Virginia Raggi decretou na noite de domingo o fechamento de escolas públicas como precaução

A cidade também não registrava há décadas uma onde de frio tão forte no final de fevereiro. Normalmente as temperaturas no mês oscilam entre 3,5 e 13 graus Celsius. Nesta segunda-feira, elas ficaram entre -8 e -4 graus.

O fenômeno também atingiu outras regiões da Itália, provocando intensas nevascas no norte e um frio que chegou até 20 graus abaixo de zero em diversas cidades.

Italien Winter & Schnee in Rom | Forum Romanum (Reuters/R. Casilli)As ruínas do Fórum Romano sob a neve nesta segunda-feira.

Nesta manhã foi realizada uma reunião do comitê operacional da Defesa Civil para acompanhar a situação em Roma.

“Estamos trabalhando para garantir a viabilidade das estradas diante da excepcional queda de neve que afetou a capital nesta noite. Os cidadãos são convidados a limitar seus movimentos ao mínimo necessário”, escreveu Pinuccia Montanari, conselheira do Meio Ambiente de Roma.

A prefeita Virginia Raggi decretou na noite de domingo o fechamento de escolas públicas como precaução. Várias repartições públicas fizeram o mesmo.

Freiras caminham nas ruas cobertas de neve na capital italianaFreiras caminham nas ruas cobertas de neve na capital italiana

A rede de metrô de Roma permanece aberta, mas a circulação de ônibus de transporte público foi reduzida e só circulam aqueles com pneus de inverno.

Apesar das dificuldades do tráfego, vários romanos e turistas passaram o dia desfrutando e fotografando a incomum nevasca e seus efeitos no Coliseu ne a praça de São Pedro, que foram cobertos totalmente de branco.

Fonte:Deutsche Welle

 

Vocêconteudo_inventario-de-emissoes_45 sabia que através do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa a instituição ou empresa consegue avaliar como suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas?

Entenda o que é Inventário de Emissões.