Novo modelo de mapa para representar as mudanças climáticas é divulgado pelo mundo

Um novo modelo de mapa, criado pelo cientista britânico Ed Hawking, foi utilizado para representar a mudança de temperatura do planeta ao longo de 167 anos, ou seja, de 1850 a 2017.

Mapa de linhas

Haking afirma que é um desafio comunicar de maneira eficaz sobre as mudanças climáticas. Por conta disso, ele busca sempre inovar e criar novos modelos visuais para que as informações circulem.  Um desses modelos foi através do mapa de linhas.

Cada linha do mapa representa a temperatura de cada um dos anos estudados, e todos esses dados foram ordenados de maneira cronológica. As linhas vermelhas representam as temperaturas acima da média e, ao observar o gráfico, não é difícil perceber que nas últimas décadas a média das temperaturas estão acima do normal.

Tal mapa foi bastante divulgado durante a semana em diversos jornais de notícias pelo mundo, como Inglaterra, Estados Unidos, Itália e Brasil – que semana passada explicou sobre o novo modelo de mapa.

 

Mapa em espiral

Além desse modelo, o cientista também criou a animação de uma espiral climáticas, inovando novamente para difundir as mudanças climáticas observadas ao longo dos anos. Essa versão foi bastante compartilhada nas mídias e, inclusive, foi apresentada na abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

 

Consequências das mudanças climáticas

O IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, órgão da ONU – afirma que os impactos já são sentidos há alguns anos, danificando produções agrícolas, derretimento de geleiras e intensificando secas e enchentes. Para que o cenário melhore é necessário diminuir os gases de efeito estufa gerados nas atividades de grande emissão como industrias, agropecuária, descarte de resíduos e desmatamento. Além do investimento em tecnologias e transporte de baixo carbono, aumento da eficiência energética e mudança no comportamento industrial.  Todas estas devem receber o apoio de políticas nacionais e internacionais de clima.

Fonte: Climate Lab Book – Climate spirals e Climate Lab Book – Warming strips