Como reduzir as emissões de CO2 do seu evento

Como reduzir as emissões de CO2 do seu evento

Saiba como reduzir as emissões de carbono fazendo trocas inteligentes

Se você já está ciente dos impactos ambientais que um evento pode deixar, e está interessado em reduzir esse dano, tornando seu evento mais sustentável, vale ler esse artigo até o fim.

Para reduzir o impacto ambiental de um evento é necessário reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) emitidas em decorrência do mesmo. Por convenção, esses gases são quantificados e convertidos em toneladas de CO2, por isso, falamos em “reduzir a emissão de carbono do evento”.

A redução das emissões de carbono de um evento está atrelada, em grande parte, às decisões tomadas no planejamento do evento. Neste momento é preciso mudar a mentalidade e realizar algumas trocas inteligentes.

Confira as 4 frentes principais que podem reduzir as emissões de carbono do seu evento:

Baixe o Checklist - COMO REDUZIR as EMISSÕES de CO2 DE SEU EVENTO

Transporte

O transporte é um dos principais responsáveis pelas emissões de CO2 do evento, em geral, representam 70% das emissões totais.

Portanto, garanta que viagens de avião foram evitadas ou reduzidas. Opte por um local de fácil acesso para transporte público, onde existam rotas seguras para pedestres e ciclistas.

E saiba que a escolha de fornecedores e produtores locais reduz a necessidade do transporte de materiais.

Energia

Locais com boa iluminação e ventilação, demandam menos consumo de energia. Use equipamentos eficientes, como lâmpadas LED.

Utilize geradores de energia somente quando necessário, pois os geradores funcionam a base da queima de óleo diesel, um dos mais conhecidos combustíveis fósseis. Dê preferência aos de biodiesel, ou que possuam purificadores que reduzem o efeito poluente do diesel.

Mas seja crítico ao avaliar as opções. Ao realizar um evento em uma cidade que não tem gerador a biodiesel. Será que vale a pena alugar um gerador de uma cidade maior e transportá-lo até o local do evento? Provavelmente a emissão de carbono para transportar o gerador a biodiesel vai empatar com as emissões do gerador a diesel comum. Portanto, não será uma troca interessante nem ambiental e nem financeiramente.

Resíduos

Os resíduos liberam GEE na sua decomposição, portanto reduza a geração de resíduos e priorize a reciclagem. Os materiais que mais impactam na conta de emissões de carbono são justamente os que poderiam ser reciclados, sendo a madeira e o papelão.

Garanta que as montadoras irão reutilizar as peças maiores de madeiras e ferro em outros eventos, para que esses materiais não acabem indo para o aterro sanitário. Faça a coleta seletiva e implemente a separação (triagem) dos materiais recicláveis no local do evento, aumentando assim sua taxa de reciclagem.

Ao realizar a destinação dos resíduos para a reciclagem, pode-se obter uma redução do valor pago à caçamba e assim obter ganho ambiental e financeiro. Essa atividade de coleta seletiva pode ser feita em parceria com empresas e cooperativas de catadores da própria cidade. Dessa forma, além dos ganhos já ditos, o evento vai ajudar a promover a movimentação do capital local e gerar mais empregos.

Encontre alternativas para os alimentos que sobrarem, como doação e compostagem. Conheça o programa Sou Resíduo Zero.

Baixe o e-book- Gestão de Resíduos em Eventos

Alimentos

Escolha frutas e verduras da época, que geralmente demandam menos recursos naturais em sua produção, assim como redução de carne no cardápio. Uso de produtos a granel e certificados (orgânicos, Fairtrade, FSC).

Como parte das emissões de carbono acabam sendo realmente inevitáveis, existem mecanismos de compensação ambiental que ainda podem ser adotados, como a neutralização de carbono.

Neutralização de Carbono

A neutralização das emissões de carbono de um evento pode ser feita através do apoio a projetos socioambientais auditados e certificados, que gere benefícios mensuráveis. Assim, as emissões de CO2 geradas pelo evento serão compensadas na mesma proporção. O evento se torna neutro em carbono, ou simplesmente “evento neutro”.

Para saber mais, clique e conheça o Programa Evento Neutro.

Faça um diagnóstico completo de seu evento com um de nossos consultores especialistas e torne seu evento mais sustentável.