5 razões para ter plantas medicinais em casa

Estamos vivendo um grande desafio: ficar em casa nunca foi tanto difícil, talvez porque nunca ficamos tanto tempo sem poder sair. Quem tem o hábito de entrar em contato com a natureza em praças e parques ou mesmo ir a praia de vez em quando sabe o quanto esses ambientes são um verdadeiro remédio anti-stress.

Agora que não temos essa possibilidade, se não podemos ir até a natureza o jeito e trazer a natureza até a sua casa e nada melhor do que ter em casa plantas que alegram vários dos nossos sentidos. Que tal fazer um jardim vertical? Ou espalhar vasos para turbinar a decoração da casa? As crianças vão adorar essas e outras atividades que aproximem a casa da natureza!

Listamos cinco motivos para ter uma horta medicinal. Veja quais são:

  • Estética

Não é de hoje que revistas de decoração sempre trazem plantas como um elemento importante na composição dos objetos da casa. As plantas medicinais podem e devem fazer parte dessa composição. Boldo quando flora brinda a casa com lindas flores roxas e a calêndula decora com muita sutileza com suas flores amarelas e laranjas.

  • Aromas:

Plantas medicinais muitas vezes são aromáticas e espalham um cheirinho maravilhoso pela casa. São muitos os benefícios da aromaterapia em especial para tratamentos de distúrbios psicológicos como ansiedade e depressão. O segredo aqui é colocar as plantas certas no ambiente mais apropriado. A lavanda que é calmante, o  ideal é estar próxima ou dentro do quarto e o alecrim que é estimulante e trás foco cai bem no escritório ou ambiente em que você realiza seu home office.

  • Temperos:

Na hora de preparar refeições ter uma boa diversidade de temperos vivos a sua disposição é um verdadeiro deleite. Alem dos clássicos salsinha e cebolinha, o manjericão é ótimo para aquela macarronada de domingo por exemplo. Essas três podem ser cultivadas em pequenos espaços e caso você tenha um jardim ou uma área externa maior elas tendem a se desenvolver melhor. Se você tem pouco espaço o ideal é manter uma rotina de adubação pra dar bastante força para as plantinhas. Outras opções são orégano e hortelã que caem bem em diversos prátos típicos e exóticos  Com um minhocário ou composteira domestica você terá uma fábrica de adubo em casa que vai deixar seus temperos fortes e lindos.

  • Ambiente:

Dizem que as plantas tem sentimentos e reagem quando algo não está legal na casa ou quando estamos passando por dificuldades. Arruda é muito utilizada para tirar o mau olhado e pimenteira é ótima para afastar maus penamentos. Se você for dois mais céticos as duas plantas tem altas propriedades medicinais e a pimenta por exemplo é um excelente tempero que aumenta a imunidade!

  • Remédios caseiros:

Entender o poder medicinal das plantas é um caminho sem volta. Quanto mais buscamos a cura pela natureza diminuímos necessidade de remédios controlados e economizamos um bom dinheiro.  Malva da horta é ótima para dores estomacais, capim cidreira para insônia, gengibre para gripes e resfriados, tomilho para prolemas respiratórios e camomila é ótima para tratamento de quadros depressivos. Chás, xaropes e outros remédios caseiros podem muito bem tratar sintomas leves, mas em casos graves o ideal é procurar tratamento médico tradicional e utilizar as duas medicinas em paralelo. Lembrando que mesmo as ervas medicinais tem contra indicações em alguns casos então é sempre bom pesquisar antes de ingerir qualquer substancia.

Então? Bora fazer uma quarentena sustentável, aromática e medicinal?