Quais são as melhores ações ambientais para engajar o público?

O mercado de eventos está sempre inovando. O público cada vez mais exigente e mais difícil de surpreender, pois parece que já viu de tudo. Parte desse público ainda exige uma postura séria quanto aos impactos ambientais do evento. Mas não basta reduzir ou compensar os impactos ambientais. A forma de comunicar as ações é essencial para a disseminar a ideia da sustentabilidade e assegurar a posição de evento sustentável.

Separamos três ações ambientais que alem de cumprir os protocolos da sustentabilidade também são formas de engajamento e conscientização do público:

Calculadora de Emissões

Você já deve ter ouvido falar em neutralização ou compensação de carbono. Muitos organizadores de eventos (muitos mesmo!) buscam a neutralizar as emissões de gases efeito estufa (GEEs) e obter o Selo Evento Neutro. Como a neutralização de carbono ainda é um mecanismo pouco conhecido pela população em geral comunicar essa ação pode parecer um desafio por isso a Calculadora de Emissões é uma ativação bem dinâmica e de grande impacto.

Veja nesse link o que é neutralização de carbono e como produzir um evento Carbono Zero. 

A calculadora funciona assim: uma agente ambiental aborda delicadamente o público e pergunta se gostariam de calcular sua pegada de carbono. As perguntas são sobre o trajeto: meio de transporte e quilometragem. A pessoa entrevistada descobre na hora quantos Kgs de CO2 foram emitidos no seu deslocamento. A programação da calculadora é personalizada com a identidade visual do evento ou da empresa.

Dessa forma o público passa a conhecer o conceito de neutralização de carbono e fica sabendo que o evento está sendo neutralizado!

Central de Triagem e Estação de Reciclagem

A reciclagem é um dos elementos da sustentabilidade mais fáceis de reconhecer. Já faz parte do dia a dia de várias pessoas e muito vêem como um ato de cidadania e desenvolvimento econômico. Durante o evento existem duas ativações complementares para garantir a reciclagem dos materiais e fazer com que o público fique feliz em saber que sua participação no evento terá impactos ambientais positivos.

A Estação de Reciclagem é um Ponto de Entrega Voluntária, ou seja ao invés de lixeiras convencionais o público dispensa seus materiais recicláveis em dispositivos específicos para cada tipo de material! Ideal para mega eventos com grandes filas e também para eventos corporativos.

 Leia mais sobre a Estação Malwee no Barracão do Carnaval

Já a Central de Triagem é um espaço dedicado a separação dos resíduos recicláveis gerados ao longo do evento, bem como na montagem e desmontagem. A ideia é ser o mais eficiente possível então ao invés de levar os resíduos para serem trados em cooperativas é montada uma estrutura de triagem no próprio local. Quanto mais rápida for a triagem, melhor é para a os profissionais, pois a fração orgânica ainda não entrou em decomposição e os recicláveis mais limpos e já separados em categorias facilitam a logística.

Olha que legal a Estação de Triagem na Comic Con Experience 2019…

Central de Compostagem

Muita gente sabe que encaminhar os materiais recicláveis de volta para a cadeia produtiva é bom em todos os aspectos: social (gera renda a populações vulneráveis), econômico (impulsiona a industria da reciclagem reduzindo custos de embalagens de grandes empresas) e ambiental (passa a ser menos necessária a exploração de recursos naturais).

O que quase ninguém sabe é que dá pra recuperar os resíduos orgânicos e transforma-los em adubo. O processo de compostagem pode ser realizado inclusive em eventos. Existem pessoas fazendo compostagem doméstica em casa, empresas fazendo compostagem em larga escala, organizações fazendo compostagem institucional.

Veja esses três cases de compostagem em eventos!

O processo de compostagem é natural. Microrganismos transformam os restos de alimentos em adubo. Esse processo pode ser acelerado por equipamentos e outros organismos decompositores como minhocas. E tudo isso pode ser demonstrado no seu evento. O público pode ficar bastante impactado com essa ação que é também educação ambiental.

 

E então, já escolheu a melhor ação para seu próximo evento?