Como incluir ações sustentáveis na estratégia da agência?

Agências e produtoras de eventos estão sempre pulsando. As atividades estão acontecendo a todo vapor e os prazos quase sempre são curtos para pensar em ações diferenciadas. Por outro lado, os clientes exercem pressões por ações inovadoras que agreguem valor a marca. Isso tudo com um budget limitado.

 

As estratégias de sustentabilidade surgem como uma alternativas que resolvem todos estes problemas de uma só vez. Mas para não ser pego de surpresa com um briefing de evento sustentável por exemplo, as agencias só tem a ganhar incorporando boas práticas no dia a dia.

 

Para saber sobre ações ambientais para um brienfing de evento sustentável clique aqui !

 

A agencia pode incorporar também ações de sustentabilidade no seu portfólio de projetos e surpreender o cliente! Mostrar a importância (e facilidade) de realizar pequenas ações ambientais de grande impacto no engajamento do público pode revelar o que o cliente esteja procurando e nem saiba! Mas vamos por partes: separamos algumas ações bem simples para que a agencia possa dar o ponta pé sustentável inicial. 

 

No dia-a-dia

 

Para uma agência incorporar algumas práticas de sustentabilidade é possível que a organização passe por uma mudança de cultura. Primeiro é necessário acabar com qualquer desperdício! Desde alimentos que são esquecidos na geladeira, luzes que ficam acessas sem necessidade, materiais descartáveis, etc.

 

Em seguida comece a observar o lixo e tenha em mente a busca por otimizar os materiais que estão sendo jogados fora. Isso só pode acontecer com a segregação do lixo em frações pois cada tipo de material vai pra algum lugar! 
A separação deve ser feita em três frações:

  • Recicláveis: que vão pra coleta seletiva, passam pela cooperativa de reciclagem e de lá vão para a indústria.
  • Orgânicos: que podem ser transformados em adubo pelo processo de compostagem institucional. As plantas ornamentais agradecem e os colaboradores podem até montar uma horta de chás e plantas aromáticas! Já pensou em fazer aquele merecido break tomando um chá de ervas fresquinhas?
  • Rejeitos: aqueles que não tem valor de mercado para serem reciclados e não são biodegradáveis para serem compostados. Esses não tem jeito: vão para a coleta comum.

 

Outro aspecto interessante é minimizar as emissões de carbono do trasporte dos colaboradores! Criar um sistema de caronas faz com que emita-se menos Gases Efeito Estufa (GEEs) ou até incentivar transportes não poluentes como bicicleta e caminhada.

 

Não sabe o que é neutralização de carbono? Clique aqui que agente te conta!

 

Agora se você quer realmente tornar sua agência neutra em carbono você pode compensar todas as emissões de GEEs através do Programa CO2 Neutro!

A F Malta alcançou o Selo CO2 Neutro em 2019. Isso significa que todas as emissões feitas em 2019 relacionadas a consumo de energia, deslocamento de colaboradores, veículos corporativos, resíduos gerados no escritório, viagens aéreas e uso de gerador de energia, foram neutralizados por meio de investimentos em projetos de preservação florestal e tecnologia limpa auditados e certificados.

Ações de sustentabilidade são também práticas que trazem mais qualidade de vida. Dá outro gás saber que a poluição gerada pelas atividades da produção serão compensadas ou que só vai pro lixo o que é lixo mesmo! Mas esse ganha-ganha pode se expandir para o relacionamento com o cliente.

 

Na produção de eventos

Deixar claro que a sustentabilidade é um dos valores da agência já agrega valor logo de cara. Mesmo que no momento (que ainda é um diferencial) o cliente não se interesse por ações ambientais, ele vai saber a quem recorrer quando precisar.

 

O mais legal é que ao oferecer esses serviços,  pode captar a atenção dos clientes mais descolados e ganhar concorrências por apresentar soluções inovadoras que agregam valor ao evento (em alguns casos sem alterar o budget).

 

As ações ambientais mais comuns são:

  • Selo Evento Neutro: a neutralização de carbono do evento que surge como um mecanismo completo e confiável de promoção dos valores de responsabilidade socioambiental no ecossistema de eventos, para que todos possam somar na conscientização e ação efetiva contra a causa principal das mudanças climáticas e seus efeitos negativos. Foram neutralizados: Ativação da Heinekeen no Rock In Rio 2019, Storm Challange, TUDUM Festival Netflix, entre outros.

 

  • Calculadora de Emissões: é uma ferramenta utilizada para disseminar o conceito de Pegada de Carbono. Engajando funcionários de empresas e participantes a conhecerem seu impacto ambiental durante o trajeto para a empresa ou para o evento.

 

  • Selo Sou Resíduo Zero: O Movimento Sou Resíduo Zero surge com o objetivo de engajar pessoas, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos. É uma grande mudança na forma atual do fluxo de materiais na sociedade. No local do evento é instalado uma Central de Triagem de materiais recicláveis, como se uma mini cooperativa fosse até o evento e o material já sai do espaço triado. Já receberam o Selo Sou Resíduo Zero: Comic Con Experience 2019, Brasil Game Show 2018 e 2019, Feira da APAS 2015 a 2019, entre outros. É possível também realizar compostagem no próprio local!

 

Veja alguns cases de compostagem em eventos e se surpreenda!

 

Gostou? Aproveite e já coloque em prática algumas dessas ações enquanto ainda é um diferencial. Com o esgotamento gradual dos recursos naturais e a legislação ambiental cada vez mais rigorosa (principalmente por pressões internacionais) a sustentabilidade logo logo será uma obrigação. Enquanto as ações são opcionais existe muito conteúdo que pode ser produzido e incorporado nas estratégias de marketing para diferenciar a imagem da produtora e do evento!

 

Quer saber mais sobre eventos sustentáveis? Veja 11 questões essenciais e 6 coisas que todo produtor de eventos deve saber sobre sustentabilidade!