O live marketing e a sustentabilidade

A competitividade do mundo corporativo não perdoa! O consumidor está sempre sendo vigorosamente disputado pelas marcas e as constantes transformações de comportamento exigem inovações cada vez mais impactantes.O Live Marketing tem justamente esse objetivo: trazer o público para perto da marca através de experiências marcantes.

O Live Marketing, também conhecido como marketing de experiencia, vai alem das ações promocionais: ao invés de publicizar o produto ou o serviço o público se envolve de maneira mais profunda com a marca me uma posição central e ativa.  É uma interlocução viva entre as pessoas e as marcas.

Eventos são instrumentos fortíssimos de ativações de marca. A própria realização do evento pode ser por si só uma ativação: um festival em espaço público que exalta o empoderamento feminino por exemplo trás uma vivência inesquecível para um target bem focado. As ideias e valores da marca podem ser transmitidos por momentos marcantes que podem induzir ou até fidelizar clientes.

Mas onde entra a sustentabilidade nisso tudo?

Vivemos momentos caóticos. Nossa rotina urbana é corrida e estressante. São poucos os momentos de lazer e relaxamento. Nesse contexto a natureza é bastante valorizada pois transmite a paz que não costumamos ter na cidade. Quando pensamos em experiências sensoriais a preservação da natureza nos remete a exatamente isso: momentos preciosos.

Outra vantagem da relação da sustentabilidade e live marketing é a aproximação do consumidor consciente. A pesquisa “Earth Day 2019” da Ipsos revela que o desmatamento é a questão ambiental mais importante para (53%) dos brasileiros. Se um evento neutraliza suas emissões de poluentes e recebe o Selo Evento Neutro, o consumidor consciente passa a dar mais valor a marca, pois reconhece o compromisso com a preservação ambiental. Uma ação de engajamento como a Calculadora de Emissões é uma experiencia de educação ambiental que induz o público a conhecer sua pegada de carbono. Quem participa fica sabendo na hora quantos Kg de CO2 foram gerados para chegar até o evento em uma programação personalizada com a identidade visual da marca!

Veja como funciona a calculadora de emissões

Ainda segundo a Ipsos, a preocupação com os resíduos está presente em nove em cada dez brasileiros (89%). Uma central de triagem de recicláveis no evento é uma ativação ao mesmo tempo de estrutura (já que é necessário lidar de alguma forma com o resíduo gerado no evento) que pode causar um grande impacto na aproximação do público consciente que vai vislumbrar os resíduos sendo gerados da melhor forma possível. Existe ainda a possibilidade de fazer compostagem no local do evento! O público vai conhecer a possibilidade de fazer adubo com a matéria orgânica gerada durante o evento.

Saiba mais como realizar compostagem em feiras e eventos!

Outra ativação é o Ponto de Entrega Voluntária de materiais recicláveis. Ideal para grandes eventos com filas. O PEV vai proporcionar ao público a sensação de “fazer a sua parte” colocando o material reciclável no local apropriado.

O live marketing e a sustentabilidade andam lado a lado, já que a maioria das pessoas busca minimizar os impactos ambientais negativos que geramos cotidianamente. As ativações sustentáveis em eventos podem ao mesmo tempo transmitir conceitos inovadores, garantir a consciência socioambiental e tornar a imagem da marca mais sólida e mais preparada para as tendências dos consumidores conscientes.

 

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