Vaporo aderiu ao Frete Neutro para compensar as emissões de carbono de suas entregas

A Vaporo surgiu em 2020, descomplicando a compra de essências e ativos para artesãos, pequenas e médias empresas que querem produzir seus produtos com a melhor performance possível.

O nome da empresa surgiu inspirado no vapor, que dele vem a vida, vem a natureza, a capacidade da fauna e flora existir e progredir. O vapor é o veículo da vida, transferindo água para diferentes lugares e também é através do vapor que são extraídos diversos óleos e notas olfativas.

Um dos pilares da Vaporo é a Responsabilidade Socioambiental, buscando dar as mãos e ajudar a criar uma rede de impacto social, quebrando algumas lógicas do mercado para uma economia sustentável.

Estão criando alternativas para minimizar o impacto ambiental da empresa, utilizando matérias primas sem testes em animais, uma boa parte delas vegana, com redução da emissão de carbono, sem ftolatos, com biodegradabilidade e sem a presença de organismo geneticamente modificado. Já na operação da empresa tentam utilizar apenas material reciclado e facilmente reaproveitados e/ou recicláveis.

A principal motivação da empresa em realizar a compensação de carbono, é ser uma empresa com baixo impacto negativo ao meio ambiente e muito impacto positivo na sociedade. Influenciando nosso colaboradores, clientes e o segmento de fragrâncias a ir por um caminho consciente.

Ana Jardim | VAPORO

Para que cada vez mais possam gerar impacto positivo na sociedade, estão em busca de espaço no mercado, com mais clientes, e consequentemente maior capacidade de fazer a diferença. Por isso buscam ser um grande gerador de conteúdo, disseminando conhecimento e ajudando os clientes a crescerem junto com a empresa.

Buscando fazer a diferença e ser parte da mudança, a Vaporo se uniu à Eccaplan para fazer parte do projeto Frete Neutro, o que significa que todas as entregas terão sua taxa de CO2 quantificada e compensada por meio de projetos de preservação florestal como o Maísa que atua na Floresta Amazônica, contribuindo para um menor impacto ao meio ambiente.

Sobre o Programa Frete Neutro 

Alinhado ao propósito de incentivar a economia circular e uma relação de prosperidade, a Vaporo recebeu o Selo Frete CO2 Neutro, por assumir o compromisso de reduzir, quantificar e compensar as emissões de CO2 provenientes de suas entregas.

Esse escolha foi feita devido à consciência de que os gases do efeito estufa (GEEs) – emitidos principalmente pela queima de combustível fóssil (relacionado ao uso de diferentes modais de transporte), ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de resíduos – são aceleradores das mudanças climáticas. Apenas o setor de logística e transporte é responsável por aproximadamente 14,4 % das emissões globais.

Em todo o nosso ciclo de venda, estamos tentando impactar o mínimo possível, o meio ambiente. E para completar esse ciclo, buscávamos uma solução para o frete dos pedidos, então conhecemos a Eccaplan e o projeto Frete CO2 Neutro, que ajudou a resolver essa questão junto com a gente.

Ana Jardim | VAPORO

Sendo assim, a compensação de carbono das emissões das entregas dos produtos vendidos na Vaporo é realizada através do Programa CO2 Neutro, coordenado pela ECCAPLAN Consultoria em Sustentabilidade, que apoia financeiramente projetos socioambientais brasileiros certificados.

O Selo Frete CO2 Neutro consistem em cinco principais ações:

  1. Cliente: realiza o pedido do produto no e-commerce;
  2. E-commerce: avalia o tipo de veículo e roteiro de coleta / entrega; envia estes dados à Eccaplan
  3. Eccaplan: por meio do seu sistema (carga manual ou integrada), realiza a  quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base em estudos desenvolvidos pela Eccaplan, dados das entregas/caminhão e/ou indicadores do CONPET, Correios e IPC (International Post Corporation).
  4. Eccaplan realiza a compensação das emissões de GEE, com o apoio financeiro a projetos de reduções de emissões por desmatamento e degradação evitados (REDD) ou tecnologia limpa, na mesma proporção do impacto ambiental.
  5. Eccaplan envia para o e-commerce o certificado de neutralização de carbono de cada entrega e o consolidado mensal. Cada cliente pode receber o seu certificado individual e personalizado.

Quer entender mais sobre neutralização de carbono? Veja o vídeo abaixo!

Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.