Flô Biocosméticos recebe o Selo Frete CO2 Neutro

Antes da Flô Biocosméticos saber que um dia seria uma marca de biocosméticos 100% natural, vegana e cruelty free, ela foi um gesto de amor materno. Uma pomada de assadura tinha tantas substâncias sintéticas e ruins pra pele, que a Camila pegou os ingredientes da cozinha e fez um bálsamo calmante, seu primeiro produto multifuncional livre de qualquer material nocivo para a filha.

Hoje a Flô traz o melhor cuidado para a pele por meio da botânica. Todas as plantas medicinais, cacau, óleos e manteigas amazônicas utilizadas nas criações são de manejo consciente, e produzidas por famílias de pequenos produtores. E ainda existem os jardins especiais de cultivo próprio.

A beleza de tudo isso está no respeito ao ciclo da natureza e no desenvolvimento de uma economia justa, local e colaborativa. Por isso a Camila, proprietária da marca, acompanha todos os processos de perto mantendo o propósito da marca alinhado com as práticas dos parceiros.

“A maioria de nossos clientes têm uma preocupação com a preservação e cuidado com o meio ambiente e isso inclui a emissão de CO2. É uma grande felicidade poder comunicar, que estamos adotando mais uma prática sustentável e que estamos fazendo parte da mudança”.

 Disse Camila.

A estrutura de sustentabilidade da marca está enraizada na busca contínua para identificar os fatores interligados que impactam o equilíbrio ambiental, social e econômico.  Tem como meta melhorar/evoluir continuamente para que possam encontrar soluções melhores e mais eficientes para a fabricação dos produtos para a pele e encontrar alternativas para reduzir os impactos. Fazer parte do Frete Neutro trouxe para a empresa “a possibilidade de fazer parte da mudança e incentivar práticas sustentáveis, construindo um novo modelo de como a indústria da beleza opera”, disse Camila, proprietária da marca.

Seguindo nesse caminho, a Flô Biocosméticos se uniu à Eccaplan para fazer parte do projeto Frete Neutro, o que significa que todas as entregas terão sua taxa de CO2 quantificada e compensada por meio de projetos de preservação florestal como o Maísa que atua na Floresta Amazônica, contribuindo para um menor impacto ao meio ambiente.

Sobre o Programa Frete Neutro 

Alinhada ao propósito de incentivar a economia circular e uma relação de prosperidade, a Flô Biocosméticos recebeu o Selo Frete CO2 Neutro, por assumir o compromisso de reduzir, quantificar e compensar as emissões de CO2 provenientes de suas entregas.

“Acreditamos que um dos maiores impactos é a mudança climática, principalmente devido ao alto uso de combustíveis fósseis, que acaba impactando negativamente no meio ambiente e todas as formas de vida. Podemos ver o aumento da temperatura, secas, queimadas, extinção de algumas espécies entre outros impactos”.

Disse Camila.

Esse escolha foi feita devido à consciência de que os gases do efeito estufa (GEEs) – emitidos principalmente pela queima de combustível fóssil (relacionado ao uso de diferentes modais de transporte), ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de resíduos – são aceleradores das mudanças climáticas. Apenas o setor de logística e transporte é responsável por aproximadamente 14,4 % das emissões globais.

“Nossa principal motivação é a intensificação das mudanças climáticas e seus impactos e o agravamento da desigualdade social, entendemos que eles estão interligados. Entendemos que a compensação é uma forma positiva de avaliar e quantificar nossa emissão de CO2 proveniente de nossas entregas e assumir o compromisso de reduzir e compensar. Onde está alinhado ao nosso propósito de ter responsabilidade com o meio ambiente e toda cadeia produtiva”.

Disse Camila.

Sendo assim, a compensação de carbono das emissões das entregas dos produtos vendidos na Flô Biocosméticos é realizada através do Programa CO2 Neutro, coordenado pela ECCAPLAN Consultoria em Sustentabilidade, que apoia financeiramente projetos socioambientais brasileiros certificados.

O Selo Frete CO2 Neutro consiste em cinco principais ações:

Cliente: realiza o pedido do produto no e-commerce;

E-commerce: avalia o tipo de veículo e roteiro de coleta / entrega; envia estes dados à Eccaplan

Eccaplan: por meio do seu sistema (carga manual ou integrada), realiza a  quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base em estudos desenvolvidos pela Eccaplan, dados das entregas/caminhão e/ou indicadores do CONPET, Correios e IPC (International Post Corporation).

Eccaplan realiza a compensação das emissões de GEE, com o apoio financeiro a projetos de reduções de emissões por desmatamento e degradação evitados (REDD) ou tecnologia limpa, na mesma proporção do impacto ambiental.

Eccaplan envia para o e-commerce o certificado de neutralização de carbono de cada entrega e o consolidado mensal. Cada cliente pode receber o seu certificado individual e personalizado.

Quer entender mais sobre neutralização de carbono? Veja o vídeo abaixo!

Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

Carbono Zero