Eventos Verde

Eventos verdes podem ser caracterizados como qualquer tentativa de reduzir emissões, resíduos ou promover a sustentabilidade ambiental por meio de medidas orientadas para a ação. Existem maneiras de ajustar suas ações para tornar seu evento mais sustentável, desde o planejamento e promoção até a implementação e limpeza

As emissões podem ser reduzidas através de uma variedade de medidas, tais como:

• Solicitar alimentos e bebidas orgânicos produzidos localmente para reduzir as emissões de transporte. Se isso não é

possível, tente servir produtos do Comércio Justo.

• Considerar opções vegetarianas se uma refeição estiver sendo oferecida.

• Reduzir os resíduos produzidos eliminando quaisquer itens descartáveis, como copos, pratos, recipientes, etc.

Evite garrafas de água e latas de plástico também.

• Usando opções de ingressos online, como Eventbrite, ou confirmação de ingresso por e-mail se os ingressos estiverem sendo vendidos

para o evento. Além disso, tente evitar a impressão usando a promoção eletrônica do evento. Se os cartazes forem

necessário, tente imprimir em papel reciclado.

• Incentivar a carona ou fornecer ônibus para o evento para reduzir as emissões de transporte.

• Reduza o uso de energia minimizando o uso de luz, água e aquecimento/ar condicionado.

• Se houver prêmios, considere itens que promovam a sustentabilidade, como garrafas térmicas de café, canecas ou

sacolas reutilizáveis.

• Use bens ou serviços que resultem em impacto ambiental mínimo.

A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Inventários de emissões e iniciativas de compensação de Gases de Efeito Estufa.

Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro para eventos, feiras e festivais, para e-commerces e logística, o Programa Frete Neutro, e o selo CO2 Neutro, com a compensação de carbono para empresas junto com o Carbon Fair a primeira plataforma de gestão e negociação de créditos de carbono, auxiliando empresas a atingirem suas metas e compromissos ambientais.

Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros. Somos uma Startup de impacto sócio ambiental que trabalha com inovações sustentáveis, uma consultoria em mudanças climáticas, buscando simplificar o Mercado de Carbono.

Buscamos apoiar projetos socioambientais certificados por Institutos de Pesquisa Brasileiros e empresas reconhecidas. Nossa missão começou em 2008, com a primeira plataforma de registro de créditos de carbono brasileira, e hoje com a Carbon Fair, lançamos a primeira plataforma de negociação de créditos de carbono voluntários e socialmente justos utilizada para conectar de forma transparente, simples e efetiva projetos socioambientais, empresas e pessoas.


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte: A GUIDE TO CARBON NEUTRAL AND GREEN EVENTS  – Building a Better UNB