Como tornar um evento neutro em carbono? 

Primeiro, você determina como a reunião deve acontecer. Um evento estacionário terá uma pegada de carbono maior (até 4,7 t CO2eq com 200 participantes em uma conferência clássica de um dia) do que um evento online. Tudo depende das necessidades e finalidade do evento. 

O evento não teria acontecido se não fosse por muito trabalho preparatório logo antes dele.

Todas as atividades relacionadas ao planejamento da logística também fazem parte da pegada de carbono do seu evento. 

Troca de e-mails, marketing, viagens para reuniões de negócios, impressão de cartazes – tudo isso, apesar de acontecer antes, também entra nas emissões de carbono geradas pelo evento. 

Um relatório confiável levará em consideração essas atividades e apresentará a pegada de carbono (incluindo digital) das preparações com base nos dados fornecidos pelo organizador.

Quais são os benefícios de um evento neutro? 

Os benefícios de sediar um evento ecológico ou neutro em carbono oferecem uma oportunidade de demonstrar ao público sua consciência sobre as mudanças climáticas e a sustentabilidade. 

Mais e mais empresas e participantes de conferências e feiras estão se concentrando na sustentabilidade. Sair com uma proposta de evento carbono neutro atrairá participantes interessantes, inclusive investidores, dará uma vantagem competitiva, aumentará a reputação do evento na indústria e, quem sabe, inspirará os participantes a tomarem medidas ecologicamente corretas em suas vidas diárias. 

Conheça os tipos de projetos ambientais apoiados pela Eccaplan:

Energia: Biomassa renovável, Energia eólica, Energia solar, Pequena Central Hidrelétrica, Metano para energia, Eficiência Energética e Troca de combustível.

Agricultura, Floresta e Uso do Solo: Agricultura Regenerativa e Agrofloresta, Restauro florestal com espécies nativas, REDD+ e Outros projetos AFOLU (Agriculture, Forests and other land use).

Agricultura Regenerativa:  Conhecimento mais assertivo das características dos solos agrícolas; Redução e uso mais consciente de insumos agrícolas; Melhoria da qualidade da água com redução de contaminação de lençóis freáticos devido a         lixiviação de nutrientes dos fertilizantes químicos; Aumento no estoque de carbono do solo promovendo a melhoria na qualidade do solo; Redução nas emissões de gases de efeito estufa relacionadas às práticas agrícolas; Redução nos custos de produção e aumento na produção de café mais sustentável; Regeneração das funções ecossistêmicas do solo;

Diminuição do risco agrícola relacionado ao uso e ocupação da terra; Antecipação de cenários para eventos climáticos extremos

Terrus Carbon Coffee é o primeiro projeto brasileiro de agricultura regenerativa auditado com o padrão Carbon Fair Standard. A proposta do projeto é implementar uma tecnologia desenvolvida pela Quanticum, que utiliza magnetismo do solo para criar “zonas de manejo”, ou seja, cria-se áreas de características semelhantes às do solo. Com estas zonas de manejo, cria-se mapas de magnetismo para melhor visualização e interpretação. Assim, o mapeamento da resposta magnética do solo, proporciona precisão nas análises de solo em locais específicos em um menor número de amostras coletadas, possibilitando a recomendação exata de insumos necessários para a área. 

Projeto REDD+, estes projetos possuem componentes que buscam evitar o desmatamento e minimizar seus impactos socioambientais, promovendo benefícios ao clima, às comunidades e à biodiversidade. As atividades desenvolvidas pelo projeto são economicamente viáveis devido à combinação das atividades de Manejo Sustentável e a comercialização de créditos de carbono pelo mecanismo REDD+.

A maioria dos projetos REDD+ apoiados pela Eccaplan pela plataforma Carbon Fair contemplam pelo menos 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

O projeto ambiental poderá retirar os seus créditos de carbono disponíveis da plataforma, porém com aviso prévio e restrito aos créditos disponíveis. Os créditos já comercializados e/ou compensados (offset) não podem ser mais utilizados.

A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Inventários de emissões e iniciativas de compensação de Gases de Efeito Estufa.

Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro para eventos, feiras e festivais, para e-commerces e logística, o Programa Frete Neutro, e o selo CO2 Neutro, com a compensação de carbono para empresas junto com o Carbon Fair a primeira plataforma de gestão e negociação de créditos de carbono, auxiliando empresas a atingirem suas metas e compromissos ambientais.

Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros. Somos uma Startup de impacto sócio ambiental que trabalha com inovações sustentáveis, uma consultoria em mudanças climáticas, buscando simplificar o Mercado de Carbono.

Buscamos apoiar projetos socioambientais certificados por Institutos de Pesquisa Brasileiros e empresas reconhecidas. Nossa missão começou em 2008, com a primeira plataforma de registro de créditos de carbono brasileira, e hoje com a Carbon Fair, lançamos a primeira plataforma de negociação de créditos de carbono voluntários e socialmente justos utilizada para conectar de forma transparente, simples e efetiva projetos socioambientais, empresas e pessoas.


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br