5 dicas para tornar um evento mais sustentável

Criar um evento sustentável requer planejamento e ações concretas. Aqui estão cinco passos para tornar seu evento mais sustentável:

1. Avaliar e reduzir as emissões de carbono: Realize uma análise detalhada das emissões de carbono geradas pelo evento, identificando as principais fontes. Em seguida, implemente medidas para reduzir essas emissões, como o uso de energia renovável, otimização do consumo energético, transporte sustentável e escolha de fornecedores com práticas ambientalmente responsáveis.

2. Gestão eficiente de resíduos: Desenvolva um plano abrangente de gestão de resíduos, priorizando a redução, reutilização e reciclagem. Minimize o uso de materiais descartáveis, promova a separação adequada dos resíduos, disponibilize pontos de coleta seletiva e trabalhe em parceria com cooperativas de reciclagem. Isso ajudará a limitar a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

3. Promova a conscientização e a educação: Informe os participantes sobre a importância da sustentabilidade e engaje-os nas práticas sustentáveis do evento. Disponibilize informações sobre os esforços de neutralização de carbono, gestão de resíduos e outras iniciativas ambientais. Inclua palestras, workshops ou atividades interativas para educar e inspirar os participantes a adotarem práticas mais sustentáveis em suas vidas cotidianas.

4. Escolha de fornecedores e parceiros sustentáveis: Colabore com fornecedores e parceiros que compartilhem dos mesmos valores sustentáveis. Dê preferência a empresas que adotem práticas ambientalmente responsáveis, como fornecedores de alimentos orgânicos, serviços de transporte sustentável e produtos eco-friendly. Essa escolha consciente fortalece a cadeia de suprimentos sustentável e promove um impacto positivo mais abrangente.

5. Compensação de carbono e certificação: Faça a compensação das emissões de carbono geradas pelo evento por meio da participação em programas de neutralização de carbono, como o programa Evento Neutro. Esses programas oferecem a possibilidade de investir em projetos ambientais que reduzem as emissões de carbono, como reflorestamento, energia renovável ou captura de metano. Ao obter uma certificação, como o Selo Evento Neutro, você comprovará a neutralização das emissões e demonstrará seu compromisso com a sustentabilidade.

Implementar esses cinco passos ajudará a criar um evento mais sustentável, reduzindo o impacto ambiental, envolvendo os participantes e contribuindo para a conscientização sobre as mudanças climáticas e a importância da responsabilidade socioambiental.


A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Inventários de emissões e iniciativas de compensação de Gases de Efeito Estufa.

Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro para eventos, feiras e festivais, para e-commerces e logística, o Programa Frete Neutro, e o selo CO2 Neutro, com a compensação de carbono para empresas junto com o Carbon Fair a primeira plataforma de gestão e negociação de créditos de carbono, auxiliando empresas a atingirem suas metas e compromissos ambientais.

Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros. Somos uma Startup de impacto sócio ambiental que trabalha com inovações sustentáveis, uma consultoria em mudanças climáticas, buscando simplificar o Mercado de Carbono.

Buscamos apoiar projetos socioambientais certificados por Institutos de Pesquisa Brasileiros e empresas reconhecidas. Nossa missão começou em 2008, com a primeira plataforma de registro de créditos de carbono brasileira, e hoje com a Carbon Fair, lançamos a primeira plataforma de negociação de créditos de carbono voluntários e socialmente justos utilizada para conectar de forma transparente, simples e efetiva projetos socioambientais, empresas e pessoas.


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br