A Contribuição Desproporcional do 1% mais Rico nas Emissões Globais de CO₂ 

O 1% mais rico da população mundial (77 milhões de pessoas) foi responsável por 16% das emissões globais de dióxido de carbono (CO₂), um dos principais gases do efeito estufa, em 2019. Esse valor equivale a mesma quantidade emitida pelos 66% ou dois terços mais pobres da humanidade (5 bilhões de pessoas).” 

A disparidade nas emissões de dióxido de carbono (CO₂) entre os estratos sociais torna-se evidente ao analisarmos o papel desproporcional desempenhado pelo 1% mais rico da população mundial. Em 2019, esse grupo seleto, composto por aproximadamente 77 milhões de indivíduos, foi responsável por uma parcela alarmante de 16% das emissões globais desse gás de efeito estufa. Surpreendentemente, essa cifra é equivalente à quantidade total emitida pelos dois terços mais pobres da humanidade, totalizando cerca de 5 bilhões de pessoas. Essa disparidade coloca em destaque não apenas a questão ambiental, mas também a necessidade premente de abordar as desigualdades socioeconômicas que contribuem significativamente para os padrões de emissões globais. 

A constatação de que uma fatia tão ínfima da população mundial é responsável por uma proporção tão significativa das emissões de CO₂ destaca a urgência de adotar medidas que não apenas atenuem as mudanças climáticas, mas também abordem as disparidades intrínsecas na distribuição de recursos e responsabilidades ambientais. Combater as desigualdades socioeconômicas, promover práticas sustentáveis e implementar políticas que incentivem a responsabilidade ambiental são passos cruciais para construir um futuro mais equitativo e sustentável para toda a humanidade. 

Os 10% mais afluentes do globo detêm uma responsabilidade impressionante, contribuindo com 50% das emissões globais de dióxido de carbono (CO₂), conforme revelado pelo relatório “Igualdade Climática: um Planeta para os 99%”, apresentado nesta segunda-feira pela Oxfam International, uma organização não governamental e sem fins lucrativos. Este estudo internacional destaca que a elite financeira mantém extensos investimentos em setores poluentes, resultando em estilos de vida que geram consideráveis emissões de CO₂, intensificando, assim, o problema do aquecimento global.  

Uma revelação adicional do documento ressalta que as emissões anuais do 1% mais rico da população anulam, a cada ano, a economia de carbono equivalente a quase um milhão de turbinas eólicas terrestres. Este cenário reforça a necessidade urgente de abordar não apenas as práticas individuais, mas também as estruturas econômicas que perpetuam essa disparidade ambiental. 

Além disso, em 2030, apenas as emissões desta pequena parcela da população mundial deverão ser 22 vezes superior ao limite seguro de emissões permitidas para manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C, meta estabelecida no Acordo de Paris. 

Uma outra projeção do relatório aponta que um imposto global de 60% sobre os rendimentos do 1% mais rico do mundo arrecadaria US$ 6,4 trilhões, valor que poderia ser usado para financiar energias renováveis. 

A Eccaplan destaca-se como uma parceira estratégica valiosa para empresas que buscam reduzir seu impacto ambiental ao adentrar no mercado de carbono e realizar inventários de carbono.  

A expertise da Eccaplan em sustentabilidade e gestão ambiental permite uma abordagem personalizada, oferecendo serviços especializados na quantificação precisa das emissões de carbono associadas às operações de uma empresa. Através da realização de inventários de carbono detalhados, a Eccaplan proporciona uma compreensão abrangente das fontes de emissão, identificando oportunidades tangíveis para a redução eficiente de carbono.  

Entenda a neutralização de carbono a abordagem da Eccaplan abrange desde pequenas feiras locais até grandes eventos internacionais.

Além disso, a empresa oferece orientação estratégica para que as organizações possam participar ativamente do mercado de carbono, implementando práticas de compensação e contribuindo para iniciativas de sustentabilidade global. Com a Eccaplan como aliada, as empresas podem não apenas mitigar seu impacto ambiental, mas também posicionar-se como líderes comprometidos com a construção de um futuro mais sustentável. 

Quer entrar no mercado de carbono? Saiba sobre créditos de carbono, neutralização e como se inserir nesse mercado. 

Fale com a Eccaplan e alinhe a sua empresa com as demandas globais de mercado. 


A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade 

Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Inventários de emissões e iniciativas de compensação de Gases de Efeito Estufa

Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro para eventos, feiras e festivais, para e-commerces e logística, o Programa Frete Neutro, e o selo CO2 Neutro, com a compensação de carbono para empresas junto com o Carbon Fair a primeira plataforma de gestão e negociação de créditos de carbono, auxiliando empresas a atingirem suas metas e compromissos ambientais. 

Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros. Somos uma Startup de impacto sócio ambiental que trabalha com inovações sustentáveis, uma consultoria em mudanças climáticas, buscando simplificar o Mercado de Carbono. 

Buscamos apoiar projetos socioambientais certificados por Institutos de Pesquisa Brasileiros e empresas reconhecidas. Nossa missão começou em 2008, com a primeira plataforma de registro de créditos de carbono brasileira, e hoje com a Carbon Fair, lançamos a primeira plataforma de negociação de créditos de carbono voluntários e socialmente justos utilizada para conectar de forma transparente, simples e efetiva projetos socioambientais, empresas e pessoas. 

Conteúdo: 
Thays do Nascimento 
Marketing Eccaplan 
thays@eccaplan.com.br 

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/