Festas Juninas Sustentáveis: Celebre com Consciência

Dicas para Reduzir o Impacto Ambiental da sua Festa Junina

As Festas Juninas são um dos eventos mais tradicionais e animados do calendário brasileiro. Com suas danças, comidas típicas e fogueiras, elas trazem alegria e confraternização para comunidades de todo o país. No entanto, esse período festivo também gera impacto ambiental por isso contemplar ações sustentáveis e tornar sua festa junina mais sustentável é fundamental.   

Neste artigo, vamos explorar maneiras de tornar as Festas Juninas mais sustentáveis, seguindo o exemplo de 2023, quando a Eccaplan encaminhou mais de 15.000 kg de resíduos para reciclagem e compensou cerca de 30.000 kg de CO2 em Festas Juninas por todo o Brasil. 

  1. Redução do Desperdício de Alimentos:  

Uma das tradições das Festas Juninas é a abundância de comida, com pratos deliciosos como canjica, pipoca e quentão. No entanto, muitas vezes isso leva ao desperdício de alimentos. Para reduzir esse impacto, uma dica é planejar a quantidade de comida de acordo com o público do evento e fazer doações do que está em condições para instituições locais.  Além disso, prefira produtos orgânicos e de agricultura familiar, contribuindo para a economia local e a redução da pegada de carbono. 

  1. Decoração Sustentável:  

A decoração das Festas Juninas é outro ponto marcante do evento, mas pode gerar muito desperdício, principalmente com o uso de itens descartáveis. Opte por decorações mais sustentáveis, como bandeirolas de tecido reutilizáveis, enfeites feitos com materiais reciclados e lanternas solares para iluminação.  

3. Gestão Integrada de Resíduos:  

Um dos maiores impactos das Festas Juninas é quantidade de resíduos gerada. Mesmo adotando ações para reduzir a quantidade de resíduos, também é fundamental garantir a coleta seletiva e o destino ambientalmente correto dos mesmos. Especialmente em cidades que já possuem legislações que tornam esse item obrigatório, como São Paulo que tem a Lei 17.806/2023.  

O ideal é contar com uma solução completa de gestão integrada de resíduos, como a Sou Residuo Zero da Eccaplan. Essa solução pode englobar todo o planejamento da coleta seletiva, fornecimento de lixeiras adequadas, inclusão de catadores e catadoras autônomas e cooperativas de reciclagem, separação in loco do material, incluindo a separação dos materiais recicláveis, materiais orgânicos destinados para compostagem e óleo de cozinha que será transformado em produto de limpeza. E a Festa Junina ainda recebe o reconhecimento do Selo Sou Resíduo Zero e um certificado com todos os indicadores da ação.    

  1. Compensação de Carbono:  

Por fim, uma maneira eficaz de tornar as Festas Juninas mais sustentáveis é compensar as emissões de carbono geradas pelo evento. O uso de geradores de energia, os deslocamentos realizados e até o resíduo gerado, são fontes de emissão de gases de efeito estufa de responsabilidade direta das Festas Juninas.  

A Eccaplan oferece serviços de compensação de carbono, contribuindo para projetos de ambientais certificados em todo o Brasil. Trata-se do programa Evento Neutro no qual o evento é reconhecido com o selo de mesmo nome e recebe um certificado com a rastreabilidade da ação de compensação.  

Ao compensar as emissões da sua festa junina, você estará ajudando a mitigar os impactos negativos no meio ambiente e promovendo um futuro mais sustentável para todos. 

Com essas dicas simples, você pode fazer a diferença e celebrar as Festas Juninas de forma mais sustentável! 

entre em contato Festas Juninas Sustentáveis