Festival Consumo Consciente: Semeando bons hábitos

O Festival do Consumo Consciente: Semeando Bons Hábitos levará a temática de sustentabilidade ao grande público, de forma gratuita, por meio da música, do artesanato e da cultura

Criado com o intuito de fomentar e difundir a conscientização de temas ligados à sustentabilidade com ações que ajudem a reduzir o consumo inconsequente, incentivando o  hábito da reciclagem, o consumo de produtos sustentáveis e o combate ao desperdício de alimentos, gerando bons hábitos alimentares. 

O evento colabora para a implantação de uma nova cultura de produção e consumo que respeite os limites do meio ambiente e traga a plena harmonia entre os homens e a natureza. Mostrando que, juntos, podemos fazer muito pela sustentabilidade do planeta. 

Stop Food Waste Day Brasil

Por isso, nos unimos ao Stop Food Waste Day Brasil, uma campanha global que acontece simultaneamente em mais de 40 países com o objetivo de educar e promover mudança de comportamento em relação à epidemia de desperdício de alimentos que assola o planeta.  O movimento busca reforçar a importância do aproveitamento completo de alimentos em receitas saudáveis e sustentáveis. 


Confira nossa programação:

14h – Abertura Oficial do Evento: apresentação do Festival Consumo Consciente 

14h03 – Painel I – Inovação e Economia Circular: Entrevista com Fernando Calamita, Presidente da GRSA|Compass, Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan, Mara Baggio, nutricionista e gerente de HSEQ da GRSA|Compass e Valéria Paschoal, nutricionista e diretora da VP Nutrição Funcional

14h30 – Gastronomia I – Teaching Kitchen: Oficina com a Chef Carina Müller: Como comprar alimentos com eficiência e fazê los durarem mais

14h50 – Atração Musical I – Sax in The Beats

15h10 – Fundação Amor Horizontal +e Banco de Alimentos: apresentação de ações sociais desenvolvidas no Brasil

15h18 – Gastronomia II – Teaching Kitchen: Oficina com Chef Renato Caleffi: Como aproveitar os produtos na sua integralidade (Melão- refogado com a casca, sashimi plant based com a  polpa e leite  com as sementes

15h30 –  Oficina de Artesanato: Boas práticas em sua casa e condominio, desde o pedido da refeição até a compostagem e canteiro de mudas, utilizando materias recicláveis e artesanato

15h49 – Gastronomia IIITeaching Kitchen: Oficina com Chef Anna Elisa de Castro: Receitas criativas sem desperdiçar nenhum alimento

16h00 – Painel II – Chef Top: concurso Stop Food Waste Daycom os chefs Cleber de Oliveira e Wagner Barbosa: Desafio Global de receita contra o desperdicio

16h25 – Atração Musical II – Kick Bucket: entrevista com os integrantes do grupo musical, na qual apresentam o processo sustentável de confecção de seus instrumentos com utensílios de cozinha, e show

16h43 – Gastronomia IV Teaching Kitchen:  Oficina prática com Sabor de Fazenda (Sabrina Jeha e Silvia Jeha) : Como fazer sua própria horta

17h00 – Entrevista Maestro Paulo Rydlewski, da Orquestra de Paraisópolis, que fala sobre o lançamento da ONG para doação de instrumentos   

17h14 – Entrevista Monica Faria Rydlewski que fala sobre a Horta comunitária e a doação de marmitas em Paraisópolis

17h25 – Atração Musical III – Orquestra Filarmônica de Paraisópolis


Conheça nossos convidados:

  • Fernando Calamita (Presidente da GRSA|Compass):

Fernando passou a fazer parte da liderança da Compass em 2018, quando assumiu a posição de CFO para a América Latina. Em 2019, aceitou o desafio de conduzir as operações no Brasil, top 10 entre os negócios da Compass no Mundo. Fernando tem mais de 25 anos de experiência em diferentes segmentos de mercado, como Logística, Tecnologia e Construção e hoje tem entre suas prioridades auxiliar as equipes a reduzirem o desperdício de alimentos em suas operações apoiando-se na educação alimentar.

Fundador da consultoria em sustentabilidade que desenvolve e implementa estratégias, produtos e serviços que viabilizam a geração de valor através de práticas socioambientais inovadoras, auxiliando empresas e eventos a quantificarem e neutralizarem suas emissões de carbono, além de reduzirem os resíduos gerados em seus processos, reciclando materiais, aproveitando sobras alimentícias para compostagem  e apoiando grandes projetos ambientais (auditados e certificados).

Mara Baggio (gerente de HSEQ da GRSA|Compass):

Mara é nutricionista de formação e sua experiência e conhecimento técnico são a base para conduzir uma atividade tão importante para a GRSA|Compass – a segurança dos alimentos servidos e  a segurança das equipes em suas atividades diariamente. No Brasil, Mara também lidera os projetos relacionados à Sustentabilidade e ao desperdício de alimentos, que é uma importante frente de trabalho. Com muitos anos de experiência na área, Mara tem na nutrição, no cuidado e na educação alimentar seus principais alicerces de atuação.

  • Valéria Paschoal (nutricionista e diretora da VP Nutrição Funcional):

Mestre na área de Nutrição e Pediatria pela UNIFESP – EPM. Autora e colaboradora dos livros da Coleção Nutrição Clínica Funcional publicados pela VP Editora. Valéria mostra como desfrutar de uma variedade de alimentos da biodiversidade local e valorizar produtores e comunidades tradicionais.

  • Chef Carina Müller (Nutricionista Funcional):

Com um trabalho de conscientização e reeducação alimentar, a chef une conhecimentos da Nutrição Funcional e da Gastronomia Profissional para defender o consumo alimentar consciente, além do prazer e da importância de comer bem e de maneira saudável com comidas de verdade.

  • Chef Renato Caleffi (chef e fundador do restaurante Le Manjue):

Pioneiro na gestão e na consultoria em alimentos orgânicos e referência nacional em gastronomia funcional, orgânica e saudável. Graduado em gastronomia pela Anhembi Morumbi, é professor, pesquisador e ministra cursos por todo o país e é autor de diversos livros.  

  • Chef Anna Elisa de Castro: (chef Health fundadora da NOS Escola):

A chef busca oferecer caminhos para que as pessoas façam escolhas mais saudáveis para o corpo, a mente e o espírito. Nas aulas, teoria e prática se misturam porque Anna acredita que a saúde depende de um mínimo de equilíbrio nas áreas da vida. 

  • Sabor de Fazenda Ervas e Temperos:

Sabrina e Silva Jeha, sócias do viveiro de plantas medicinais e aromáticas que produz 170 espécies de mudas 100% orgânicas de ervas, temperos, hortaliças e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Também oferece uma série de atividades, como cursos para crianças (Projeto Dedinho Verde) e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.

  • Chef Top com Vagner Barbosa e Cleber Cleber de Oliveira

Ambos os chefs participaram, no começo do ano, de um concurso global, realizado pelo Stop Food Waste Day, onde apresentaram receitas que priorizassem o não desperdício de alimento. Como resultado, respectivamente, os dois ficaram entre as 6 e 15 melhores preparações do mundo, colocando o Brasil em uma excelente posição.

  • Cleber de Oliveira: Chef de cozinha na GRSA – aprimorou seu currículo passando por escolas em São Paulo e Buenos Aires. Sua carreira, que foi influenciada por grandes e respeitados chefs brasileiros e italianos ao longo dos anos, tem foco e prioridade em hospitalidade, memória afetiva e relação cultural do ser humano com o alimento. Desde 2016, ele faz parte da equipe responsável pela alimentação do Facebook no Brasil.
  • Wagner Barbosa – apaixonado pela arte culinária desde criança, confirmou seu gosto pela profissão após atuar em uma cozinha empresarial e realizar alguns cursos de especialização, como, por exemplo, o chefe de cozinha internacional. Depois, seguiu para hotelaria, local que teve grande experiência em serviços à la carte e buffet, além de planejar e executar grandes eventos corporativos. Atualmente, na GRSA, atua na Levy Restaurants e está com os olhos e o coração voltados à gastronomia sustentável.

  • Fundação Amor Horizontal:

Criada em 2014 pela empresária Caroline Celico com   a   proposta   de   atender   às   necessidades emergenciais de bebês, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. Seu foco sempre foi fazer doações através de campanhas de engajamento coletivo e de capacitação para projetos que envolvam crianças nos diversos estados e regiões brasileiras, como Amazônia e Sertão Nordestino. 

  • Banco de Alimentos:

Fundada em 1998, a ONG recolhe alimentos que já perderam valor de prateleira no comércio, mas ainda estão perfeitos para consumo, e os distribui onde são mais necessários por meio de instituições sociais cadastradas no projeto. Essa distribuição permite a complementação nutricional de refeições servidas para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos na cidade de São Paulo, todos os dias.

  • Sax in The Beats:

Banda inusitada: John, o baterista, tem cabeça de cavalo e Nilton, o saxofonista, tem cabeça de Panda. Os dois decidiram usar o seu tempo livre para fazer apresentações divertidas,  com o objetivo de levar entretenimento e boa música às ruas de São Paulo, quebrando a rotina estressante de quem vive nessa grande metrópole brasileira.

  • Kick Bucket:

Nascida nas ruas paulistanas e conhecida pelas apresentações na Avenida Paulista, a banda usa baldes como beats, texturas alternativas e melodias jazzísticas, fazendo um estilo de groove urbano original. A banda é formada por Bruno Kioshi e sua bateria feita de baldes, El Cid no Teclado, Thiago Kim no Saxofone, e Levy Santiago no Baixo. 

  • Orquestra de Paraisópolis:

Criada em 2010, a idealizada pelo compositor, orquestrador e arranjador Paulo Rydlewski e por Gilson Rodrigues, presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, faz mais do que ensinar música, possibilita novas oportunidades e perspectivas para o futuro de crianças e jovens da comunidade, na zona sul da Capital Paulista. Hoje, os 187 alunos matriculados recebem aulas gratuitamente e contam com oficina de instrumentos. 


Selo Evento Neutro

O Festival Consumo Consciente possui o Selo Evento Neutro, por quantificar, reduzir e compensar as emissões de CO2 provenientes dos deslocamentos dos Convidados e das pessoas envolvidas na organização do evento, o consumo de energia e os resíduos gerados. Além disso, o Festival aderiu a Campanha Sou Resíduo Zero: os resíduos orgânicos das oficinas serão destinados à compostagem e as embalagens, para reciclagem.


Increva-se pelo Sympla:

https://www.sympla.com.br/festival-consumo-consciente__1177863

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: /FestivalConsumoConscienteBrasil

Intagram: @festivalconsumoconsciente_br


A primeira edição do Festival do Consumo Consciente foi contemplada pelo ProAc, realizado com recursos do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Proac    

Patrocínio: GRSA |Compass

Apoio Institucional: Stop Food Waste Day

Produção: Veredas e Eccaplan  

Co Produção: 2 Marias e Acomz  

Realização: Secretaria de Cultura e Governo do Estado de São Paulo


Ao participar do Festival do Consumo Consciente, você concede, a título gratuito e definitivo, a captação e o uso da sua imagem em fotografias, filmes, vídeos, impressos e em qualquer outra mídia (conhecida ou não), sem qualquer outra autorização adicional, para a divulgação do evento, no Brasil ou no exterior.