Em meio a bares e restaurantes no bairro de Pinheiros, em São Paulo, um refúgio para as plantas. A Horta dos Quitandeiros é um espaço coletivo para produção e colheita de alimentos, além de troca de conhecimentos, que fica aberta ao público 24h por dia.
A horta é orgânica e se inspira nos princípios agroflorestais. Formada por um conjunto de canteiros largos, diferentes espécies são plantadas juntas e colaboram para o crescimento umas das outras. Isso tudo, lógico, pensando e respeitando seu tempo e desenvolvimento particular.
A primeira plantação aconteceu em 25 de agosto de 2016 e, já em setembro, foi feita a primeira colheita de rúculas e ervas para uma salada, que foi depois compartilhada entre voluntários que se revezaram nos cuidados dos canteiros. Em outubro, foi realizada uma colheita mais robusta, que incluiu alfaces, rúculas, rabanetes e ervas, que foram direcionados para o almoço na Casa dos Quitandeiros.
As colheitas são constantes e bem cuidadas, com tomates, couves, brócolis e beterrabas, entre outras variedades – tudo plantado e cultivado em plena rua Mateus Grou
A ideia surgiu da Quitanda, loja que comercializa alimentos orgânicos e selecionados, para evitar o contato com agrotóxicos. A empresa encoraja e deseja que o maior número possível de pessoas passeie pela horta e acompanhe o desenvolvimento das hortaliças.
Também quer fazer parte desse movimento, participando das escalas e ajudando na manutenção e na colheita? É só escrever para horta@quitanda.com. Mais informações no site site da iniciativa.
Foto: Divulgação/Quitanda
Veja o que a Eccaplan pode fazer para tornar sua festa de final de final de ano mais sustentável!
Gestão de resíduos inteligente
Neutralização de carbono e apoio a projetos socioambientais
Ações de educação e conscientização
Entre em contato e conheça nossos cases de sucesso.