Fonte: AmbienteBrasil
A estiagem no noroeste paulista atingiu o nível dos reservatórios das hidrelétricas e a situação mais crítica foi registrada na hidrelétrica de Marimbondo, em Icém (SP). Em março, o nível da água chegou a 80% e, atualmente, marca 23%, segundo o Operador Nacional do Sistema. A hidrelétrica apresenta um dos níveis mais baixos da região sudeste do país.
Já a hidrelétrica de Água Vermelha, localizada em Ouroeste (SP), está operando em nível de 37% e a hidrelétrica de Ilha Solteira é onde a situação é mais tranquila, operando em 74%, a maior capacidade da região noroeste paulista.
De acordo com especialistas, o nível em Ilha Solteira está alto devido à sua localização estratégica. A hidrelétrica fica no rio Paraná e é formada pelos rios Grande e Paranaíba, que recebem, ainda, do rio São José dos Dourados.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o fornecimento de energia hidrelétrica não foi afetado com o baixo nível de água por causa do sistema brasileiro. Se a energia está baixa, ela é compensada em outra região do país que fornece a energia para o local defasado.