Set Neutro, produções audiovisuais implantam compensação de carbono 

Produções audiovisuais emitem carbono através de diversas atividades, mas o setor tem adotado ações sustentáveis para reduzir esse impacto, o selo Set Neutro permite compensar essas emissões
set neutro

Somente neste ano, startup Eccaplan com o Set Neutro já neutralizou 141 toneladas de CO2 durante produções audiovisuais 

Uma produção audiovisual pode emitir quantidades significativas de carbono devido ao uso de energia, transporte, construção de sets, iluminação e outras atividades.

No entanto, a conscientização sobre as mudanças climáticas e a aplicação de ações sustentáveis aumentaram neste setor, levando a esforços para reduzir as emissões de carbono durante as filmagens.

Para atuar na indústria de produções e em prol ao meio ambiente, a startup Eccaplan criou o programa Set Neutro, que possibilita que as emissões geradas nos sets de filmagens, de todo o país, sejam compensadas por meio de projetos ambientais. 

Dados divulgados pela startup mostram que, neste ano, a Eccaplan atuou em 66 produções audiovisuais, incluindo gravações de curta metragem e comerciais publicitários, o que possibilitou a neutralização de 141 toneladas de CO2.

“Os sets de filmagens podem ser responsáveis por grandes quantidades de emissões carbono, dependendo do tipo de produção, dos equipamentos utilizados, mas, principalmente, quando envolvem deslocamentos, seja da equipe técnica ou dos artistas.

Para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável, com respeito e menos impacto ambiental, é imprescindível que as produtoras atuem no sentido de reduzir essas emissões”, explica Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan.

Cases de Sucesso do Set Neutro

O primeiro cliente da startup do setor foi a produtora de audiovisual brasileira Surreal, que possui sedes em São Paulo e Nova York, atuando no mercado nacional e internacional nas frentes de publicidade, entretenimento e conteúdo de marca.

“Desde a sua fundação em 2021, a Surreal vem aplicando as práticas do Set Responsável em todos os seus projetos. No nosso ambiente de filmagem, integramos a gestão de resíduos a neutralidade de carbono e estratégias de inclusão e diversidade. A Surreal é signatária do Pacto Global da ONU, demonstrando o nosso comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável da agenda 2030. É nossa obrigação transformar o processo de produção do audiovisual e provocar o mercado nesta direção, diz Cristina Chacon, COO da Surreal. 

Além da compensação, é possível reduzir os impactos ambientais por meio da utilização de tecnologias e equipamentos mais eficientes em termos de energia, reduzindo o consumo de eletricidade.

Painéis solares ou geradores movidos a biocombustíveis também podem ser uma boa opção de fonte renovável, além da reciclagem de materiais de construção de sets e adereços e reutilização de equipamentos que contribuem para a redução do desperdício e das emissões associadas à produção de novos materiais. 

“Em nosso programa ‘Set Neutro’, também fazemos a reciclagem de resíduos – uma prática essencial para quem quer produzir de maneira sustentável.

Neste ano, encaminhamos para a reciclagem mais de 3 mil quilos de resíduos e encaminhados 645 quilos de orgânicos para compostagem.

Embora haja um aumento na conscientização e nas práticas sustentáveis na indústria cinematográfica, ainda há muito a ser feito para reduzir as emissões de carbono de maneira significativa”, diz Fernando Beltrame.  

O desenvolvimento de tecnologias e a adoção generalizada de práticas ambientalmente amigáveis são essenciais para tornar a produção cinematográfica mais sustentável no longo prazo.

Optar por compensar as emissões de carbono investindo em projetos de compensação, como reflorestamento ou programas de energia renovável, é uma ação que precisa ser cada vez mais implementada no setor.  

Sobre a Eccaplan conquiste o Selo Set Neutro 

Somos uma greentech que usa o conhecimento e a tecnologia para prover soluções que apoiem a jornada de nossos clientes rumo a uma economia mais inclusiva e de baixo carbono. 

Inicialmente como uma startup do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da USP, recebemos o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, e reconhecimentos como Prêmio Eco Brasil e FIESP. 

Desenvolvemos e implementamos programas pioneiros no combate às mudanças climáticas, e seguimos catalisando soluções baseadas na natureza que sejam replicáveis e cada vez mais acessíveis. 

 Saiba mais sobre os projetos clicando aqui

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.

Pular para o conteúdo