Fonte: Programa Cidades Sustentáveis
A empresa de energia britânica Ecotricity divulgou planos para um novo centro de tecnologia sustentável projetado por Zaha Hadid Architects em Stroud, Inglaterra. O projeto, conhecido como “Gateway to Stroud”, será composto por vários edifícios e uma passarela de madeira que conectará o campus ao futuro estádio de madeira para o clube de futebol Forest Green Rovers, também projetado por ZHA e divulgado no final do ano passado.
Planejado como um centro de esportes e ciência desportiva, o parque fornecerá espaços de escritório de ponta para empresas focadas no meio ambiente, bem como acesso público a uma ampla gama de atividades de saúde e lazer.
“Será um lugar onde empresas ecológicas e empresas de tecnologia se unirão e compartilharão ideias: um verdadeiro ponto focal de criatividade e inovação para a região e fará parte da revolução industrial ecológica que está começando a decolar em todo o mundo”, afirma a Ecotricity em seu site.
As imagens do Eco Park mostram uma série de edifícios de vidro e madeira que mantêm a linguagem arquitetônica proposta pelo projeto do estádio. Uma passarela de madeira atravessará uma rodovia de quatro pistas, conectando as duas metades do campus.
A sustentabilidade é a palavra de ordem no projeto – o próprio estádio de futebol será construído inteiramente com madeira e será alimentado por fontes renováveis de energia. O projeto também inclui o desenvolvimento potencial de um centro de transporte público, que ofereceria opções aos habitantes de Stroud.
“Com o Eco Park esperamos ampliar os limites do desenvolvimento sustentável, criar 4.000 postos de trabalho voltados à economia sustentável, um estádio de futebol de nível mundial e criar mais espaços naturais com grande biodiversidade”, disse o fundador da Ecotricity, Dale Vince.
A Ecotricity apresentou a proposta ao Conselho do Distrito de Stroud, que nos próximos meses decidirá sobre a aprovação do projeto.