Secretário-geral da ONU parabeniza avanços na proteção da camada de ozônio

Fonte: Nações Unidas no Brasil

No Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio (16 de setembro), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ressaltou a necessidade de controlar a emissão de hidrofluorcarbonetos (HFCs) no ambiente. O representante da ONU afirmou que o modelo do Protocolo de Montreal – acordo em que 28 países assumiram o compromisso de acabar com a emissão de gases destruidores da camada de ozônio – poderia ser adotado para acabar com a emissão de HFCs.

De acordo com ele, um compromisso político para controlar a emissão de HFCs seria uma dos maiores avanços no campo de preservação do ambiente às vésperas da Conferência Climática de Paris e da adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

“Há pouco tempo atrás, estávamos à beira de uma catástrofe em relação à camada de ozônio, mas superamos esse desafio”, afirmou. Para Ban Ki-moon, o Protocolo de Montreal deve servir como inspiração para acabar com a emissão dos hidrofluorcarbonetos.

Reconhecendo que os objetivos do Protocolo de Montreal ainda não foram totalmente alcançados, o secretário-geral afirmou que os HFCs que foram utilizados para substituir substâncias prejudiciais à camada de ozônio e também contribuem para o aquecimento global. A liberação dessa substância pode gerar mudanças climáticas “a não ser que comecemos a agir agora”, declarou.

Em comemoração aos 30 anos da Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio e seus avanços, está sendo realizada a campanha digital “Precioso Ozônio”, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).