33% dos solos do mundo estão degradados, diz ONU

Fonte: The Greenest Post

Levantamento feito pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em parceria com a Embrapa no Brasil, revelou um dado preocupante: 33% dos solos de todo o mundo estão degradados em decorrência de diversos fatores, como a erosão.

A constatação soa ainda mais preocupante se analisarmos que, segundo outro estudo da FAO, até 2050 a produção de alimentos deverá aumentar cerca de 60% para atender a demanda de toda a população global, que deve ultrapassar a casa dos 9 bilhões de habitantes daqui a 35 anos.

“A maneira como nós estamos produzindo não é sustentável. Precisamos agir urgente, tanto os pesquisadores, como a sociedade civil e os tomadores de decisão. É preciso conhecer o recurso solo, saber da sua importância para reverter esse estado de degradação, como o manejo sustentável do solo”, alertou Maria de Lourdes Mendonça, pesquisadora da Embrapa Solos, que fez parte do conselho editorial do estudo.

Em relação ao Brasil, que apresenta situação dos solos semelhante à do restante do mundo, a pesquisadora destaca a necessidade de novos estudos relacionados ao tema no país, citando como exemplo o PronaSolos (Programa Nacional de Solos no Brasil), projeto proposto pela Embrapa, em parceria com outras dez instituições nacionais, que está em fase de definição de diretrizes.

 

compensação

Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.

Acesse: http://bit.ly/Neutralizacaocarbono