Instituto Lixo Zero Brasil realiza parceria com Eccaplan para oferecer a ferramenta Frete Neutro

A partir de março, todos os embaixadores e consultores do Instituto Lixo Zero Brasil poderão também representar o programa Frete Neutro, da Eccaplan. O processo de representação inclui remuneração recorrente por cliente e treinamentos sobre a ferramenta, inventário de emissões de CO2, neutralização de carbono e estratégia de vendas.

“Esta é mais uma iniciativa do Instituto para fomentar a nossa rede e projetos socioambientais. O tema ESG e compromisso com a redução e compensação de carbono estão diretamente alinhado ao nosso compromisso com toda a nossa cadeia de resíduos” Mateus Peçanha Coordenador da Academia Lixo Zero.

Completa Fernando Beltrame, presidente da Eccaplan, “é um prazer estar com a rede de consultores e embaixadores do ILZB, para juntos realizarmos projetos ambientais em mais e mais empresas. Praticamente toda empresa de bens de consumo possui logística de recebimento de matérias-primas ou entrega de produto final, com a ferramenta Frete Neutro esperamos não apenas reduzir e compensar este impacto ambiental, mas também engajar os seus clientes finais.”

A parceria será coordenada por Paula Moletta, embaixadora Lixo Zero e parceira da Eccaplan. Para Paula, “O Frete Neutro é uma excelente oportunidade para os consultores e embaixadores ILZB acessarem novas empresas ou venderem novos serviços para os seus clientes atuais. Outra vantagem do Frete Neutro é o seu baixo investimento de implementação e receita recorrente. É possível confirmar uma venda em uma reunião de 15 – 20 min, como aconteceu comigo. Mostrando para seus clientes que as empresas estão a frente no enfrentamento da crise climática e investindo em um mundo sustentável.”

O programa Frete Neutro da Eccaplan assume o compromisso de neutralizar as emissões de CO2 dos E-commerces

Frete é o valor que se paga por um transporte de mercadorias e seu cálculo leva em consideração os custos operacionais. Importante destacar, também, a necessidade de quantificar as emissões de carbono emitidas pela queima de combustíveis durante o transporte de produtos. Assunto esse com bastante relevância no mercado e pauta de políticas ESG.

Muitos E-commerces possuem o desejo de reduzir seu impacto ambiental. E uma ação valiosa que pode ser facilmente implementada é o Frete Neutro, que tem o propósito de neutralizar as emissões que não podem ser evitadas nas entregas. 

Confira no vídeo abaixo um explicação interativa sobre a importância do programa Frete Neutro:

Esse escolha foi feita devido à consciência de que os gases do efeito estufa (GEEs) – emitidos principalmente pela queima de combustível fóssil (relacionado ao uso de diferentes modais de transporte), ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de resíduos – são aceleradores das mudanças climáticas. Apenas o setor de logística e transporte é responsável por aproximadamente 14,4 % das emissões globais.

Sendo assim, a compensação de carbono das emissões das entregas dos produtos no e-commerce é realizada através do Programa Frete CO2 Neutro, coordenado pela ECCAPLAN Consultoria em Sustentabilidade que apoia projetos socioambientais brasileiros certificados. Além disso, o Programa é transparente e gera o engajamento de cada cliente do e-commerce, uma vez que este recebe um certificado de neutralização de carbono personalizado, com os dados da sua entrega e projeto ambiental apoiado, de preservação florestal ou energia renovável.

Fernando Beltrame, especialista em Mudanças Climáticas e Neutralização de Carbono, e CEO da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, explica: 

“A compensação de carbono ou Selo CO2 Neutro pode ser um diferencial e inovação no mercado. Porém, as empresas devem avaliar suas emissões e formas de reduzi-las, compartilhando este compromisso com seus colaboradores. Reduzir emissões de CO2 também é reduzir custos operacionais, como reduzir o gasto com combustível, por exemplo”.

O Selo Frete CO2 Neutro consistem em cinco principais ações:

Fluxograma do programa Frete Neutro

  1. Cliente: realiza o pedido do produto no e-commerce;
  2. E-commerce: avalia o tipo de veículo e roteiro de coleta / entrega; envia estes dados à Eccaplan
  3. Eccaplan: por meio do seu sistema (carga manual ou integrada), realiza a  quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base em estudos desenvolvidos pela Eccaplan, dados das entregas/caminhão e/ou indicadores do CONPET, Correios e IPC (International Post Corporation).
  4. Eccaplan realiza a compensação das emissões de GEE, com o apoio financeiro a projetos de reduções de emissões por desmatamento e degradação evitados (REDD) ou tecnologia limpa, na mesma proporção do impacto ambiental.
  5. Eccaplan envia para o e-commerce o certificado de neutralização de carbono de cada entrega e o consolidado mensal. Cada cliente pode receber o seu certificado individual e personalizado.

Quer entender mais sobre neutralização de carbono? Veja o vídeo abaixo!

Como os embaixadores e consultores Instituto Lixo Zero Brasil podem participar:

  • 1. Inscrição: ser embaixador ou consultor ILZB e contatar Paula Moletta paula@eccaplan.com.br
  • 2. Treinamento nos temas: crédito de carbono, neutralização de carbono de empresas, frete neutro e comercial / vendas
  • 3. Agendamento e apresentações comerciais em conjunto com nossos consultores
  • 4. Vendas: participação nas divulgações e vendas

Sobre o ILZB

O ILZB é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance.

Fundado em 2010, tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos.

Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade, Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. 

Ao longo desses anos atuamos em parceria com mais de 1.600 empresas, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento local, o que nos colocou entre as primeiras startups brasileiras dedicadas ao ESG, de acordo com a Exame.

Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e o Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entregas no e-commerce, entre outros.

A Eccaplan possui uma base para construir um Relatório de Emissões, com Validade e Confiança.

A elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) é o primeiro passo para que uma instituição ou empresa possa avaliar como as suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas.

A Eccaplan aplica a metodologia do GHG Protocol (The Greenhouse Gas Protocol – A Corporate Accounting and Reporting Standard) em seus inventários de emissões.

A ECCAPLAN também realiza Relatórios de Sustentabilidade com o objetivo de auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

A empresa recebe o Selo CO2 Neutro e as informações da compensação de carbono, realizada com o apoio a projetos ambientais brasileiros certificados, de preservação florestal e energia renovável.

Além disso, a Eccaplan trabalha com: Gestão Ambiental Estratégica (indicadores e ações sustentáveis em todos os eventos), Liderança, Proteção Ambiental, Desempenho Ambiental, Economia Circular, Gestão de Resíduos, Compostagem e Documentação.

Fiscalize e vá além dos números.  Fique atento antes de realizar um investimento ESG  e tenha certeza de que estes parâmetros estão sendo praticados da maneira correta. 

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato e entenda como podemos te ajudar. 

Carbono Zero

Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores