Transição do Setor de Transporte e Logística para Carbono Neutro

Implicações de custo de energia, economia e mitigação da transição para um setor de transporte neutro em carbono

O processo de transição para um setor de transporte baseado em energia renovável neutro em carbono é um dos maiores desafios no projeto de sistemas de energia 100% renovável. 

Esse processo não é apenas uma questão de mudança tecnológica e, portanto, são necessárias mudanças mais amplas na economia, no comportamento dos consumidores e no desenvolvimento de infraestrutura. 

Para alcançar um setor de transporte neutro em carbono, são necessárias mudanças radicais tanto do lado da oferta quanto da demanda do sistema integrado de transporte de energia. Essas mudanças terão implicações significativas para os sistemas econômicos de energia e mercados de combustíveis alternativos.
Enquanto os setores industrial, residencial e comercial são predominantes no uso desses recursos energéticos de baixo custo e baixo carbono, o setor de transporte ainda depende de combustíveis importados de petróleo.

Portanto, metas de longo prazo devem ser definidas para uma redução profunda no uso de combustível de petróleo no setor de transporte, que contribui com cerca de 50% do total de emissões relacionadas à energia. 

A profunda redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) exige uma mudança para combustíveis quase totalmente renováveis ​​até 2050, o que é desafiador em termos de custos associados, segurança do fornecimento de energia, produção local de energia e mudanças tecnológicas.

Não existe uma solução única para a implementação de um setor de transporte neutro em carbono. Hidrogênio, eletricidade e biocombustíveis são candidatos promissores para a sua redução, como também empresas desse setor neutralizarem suas emissões.

Apenas o setor de logística e transporte é responsável por aproximadamente 14,4 % das emissões globais.

Sendo assim, a compensação de carbono das emissões no transporte realizada através do Programa Frete CO2 Neutro, coordenado pela ECCAPLAN Consultoria em Sustentabilidade, apoia projetos socioambientais brasileiros certificados. O Programa é transparente e gera um certificado de neutralização de carbono personalizado, com os dados e projeto ambiental apoiado, que pode ser: de preservação florestal ou de energia renovável.

A análise comparativa revela que a transição para uma frota de veículos elétricos nas trajetórias seria preferível no que diz respeito à redução da demanda total de combustível, custo de mitigação e benefícios econômicos. Porém o custo dessa troca de frota, fica elevado para algumas empresas, por isso a Eccaplan se preocupa em dar a melhor solução para cada tamanho e setor empresarial relacionado a práticas ambientais.

Como a Eccaplan pode te ajudar:

Realizamos Inventários de Emissões utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa de Gestão de Resíduos Sou Resíduo Zero, Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e o Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de empresas, produtos, shows, feiras, eventos corporativos, entre outros.

Através do apoio à Projetos Ambientais e Sociais. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

Saiba como se inserir no Mercado de Carbono com nossas soluções sustentáveis, entre em contato.

Carbono Zero

Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte:

SHAFIEI, Ehsan et al. Energy, economic, and mitigation cost implications of transition toward a carbon-neutral transport sector: A simulation-based comparison between hydrogen and electricity. Journal of cleaner production, v. 141, p. 237-247, 2017.