Mercado de carbono e o desempenho ambiental das empresas

Em 1997, o Protocolo de Kyoto foi assinado na terceira Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima , na qual apenas o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) diz respeito aos países em desenvolvimento. 

Forçar a regulamentação ambiental liderada pelo mercado pode não ter o efeito desejado. Isso implica que a relação entre as políticas de mercado de carbono e o desempenho ambiental corporativo pode ser heterogênea dependendo do grau de sofisticação do mecanismo do mercado de carbono.

A regulamentação ambiental incentivada pelo mercado, transforma os problemas ambientais em uma vantagem competitiva, requer um regime de política que seja relacionado a custos e capaz de funcionar efetivamente como um mecanismo de mercado.

A iniciação da política de mercado de carbono pode não apenas reduzir as taxas de emissão das empresas, mas também reduzem as suas emissões de dióxido de enxofre, o que contribui significativamente para o seu desempenho ambiental. 

A governança corporativa interna e a divulgação corporativa de carbono podem criar sinergias com as políticas do mercado de carbono, tanto em termos de características corporativas objetivas quanto de estratégias subjetivas.

Quer saber como entrar no Mercado de Carbono? Entre em contato com um de nossos consultores e agregue valor ambiental na sua empresa.

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

Conheça a plataforma Carbon Fair  a primeira plataforma de gestão e negociação de créditos de carbono, auxiliando empresas a atingirem suas metas e compromissos ambientais. 

Buscamos apoiar projetos socioambientais certificados por Institutos de Pesquisa Brasileiros e empresas reconhecidas.

A plataforma Carbon Fair é formada por um grupo multi-stakeholder que ajuda a garantir que os projetos apoiados proporcionam os benefícios propostos e que o padrão Carbon Fair Standard (CFS), primeiro padrão de certificação brasileiro, certifica projetos com soluções baseadas da natureza (Nature Based Solutions), uso de pesquisa e tecnologia (hard science), adicionalidade e com processos mensuráveis, transparentes, rastreáveis e replicáveis.


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte:Yu, X., Shi, J., Wan, K., & Chang, T. (2022). Carbon trading market policies and corporate environmental performance in China. Journal of Cleaner Production, 371, 133683.


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores