Mudanças climáticas: cinco principais conclusões da COP27

Para muitos países, as últimas horas de negociação representam um verdadeiro retrocesso na luta contra o aumento das temperaturas.

Embora o texto sobre perdas e danos represente uma grande vitória, a decisão geral da cap está sendo vista como uma oportunidade perdida na luta contra as mudanças climáticas.

  • Há uma chance de cinquenta por cento nos próximos cinco anos de ultrapassarmos esse importante marcador de aumentos de temperatura, em comparação com os tempos pré-industriais. É provável que o aprovemos permanentemente até 2031.
  • Mas na COP27, a UE e outros países desenvolvidos estavam dispostos a fortalecer a promessa de manter vivo o 1,5C.
  • A indústria de combustíveis fósseis finalmente saiu das sombras
  • Uma lição importante da COP27 foi a presença e o poder do combustível fóssil – sejam eles delegados ou países.
  • Uma esperança para fundos na Amazônia.

Os participantes ligados à indústria de petróleo e gás estavam por toda parte. Cerca de 636 faziam parte de delegações de países e equipes comerciais.

A democracia realmente importa para o clima. Uma participação importante na COP foi o presidente eleito do Brasil, Luiz Ignácio Lula da Silva.

Assim como fez em Copenhague em 2009, Lula eletrizou a conferência com sua promessa de desmatamento zero até 2030.

Mais do que seu compromisso com a Amazônia, Lula restaurou a fé das pessoas no poder das urnas para resolver o problema climático.

O mesmo fez o presidente Biden, em seu jeito nada vistoso. A retenção do Senado pelos democratas provavelmente garante que sua Lei de Redução da Inflação não seja derrubada ou diluída.

Quer saber como sua empresa pode contribuir para os objetivos da COP 27? Entre em contato com um de nossos consultores e agregue valor ambiental na sua empresa.

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

Conheça a plataforma Carbon Fair  a primeira plataforma de gestão e negociação de créditos de carbono, auxiliando empresas a atingirem suas metas e compromissos ambientais. 

Buscamos apoiar projetos socioambientais certificados por Institutos de Pesquisa Brasileiros e empresas reconhecidas.

A plataforma Carbon Fair é formada por um grupo multi-stakeholder que ajuda a garantir que os projetos apoiados proporcionam os benefícios propostos e que o padrão Carbon Fair Standard (CFS), primeiro padrão de certificação brasileiro, certifica projetos com soluções baseadas da natureza (Nature Based Solutions), uso de pesquisa e tecnologia (hard science), adicionalidade e com processos mensuráveis, transparentes, rastreáveis e replicáveis.


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fontes:

https://www.economist.com/international/2022/11/20/a-new-un-fund-for-loss-and-damage-emerges-from-cop27

Beon ESG strategies, resumo analítico COP 27 – 20 de novembro de 2022

COP 27: o que é, objetivos, importância – Brasil Escola (uol.com.br)


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores