O caminho para a transição de baixo carbono

A transição de baixo carbono está bem estabelecida como crucial para alcançar a mitigação de carbono e uma produção mais limpa, a fim de avançar na neutralidade de carbono.

Governos, empresas e a área acadêmica apoiam a transição de baixo carbono e desenvolveram uma série de planos para a transição da atual produção de carbono intensivo e de alta emissão de carbono para tecnologias futuras de baixo carbono ou mesmo profundamente descarbonizadas.

O que afeta no comportamento do consumidor?

As escolhas estratégicas dos produtores dependem principalmente das preferências de baixo carbono dos consumidores e, quando essas preferências atingem um determinado limite, os produtores adotarão ativamente tecnologias de baixo carbono. 

Traços consumistas pessoais (incluindo cognição, características e percepções pessoais) e fatores ambientais externos (como políticas governamentais, pressão social e mudanças ambientais) induzem as preferências de baixo carbono dos consumidores, motivando-os a comprar produtos de baixo carbono e apoiando as estratégias de transição para o baixo carbono propostas pelas empresas.

Como os consumidores confiam muito em informações e sinais fornecidos por organizações confiáveis, reguladores e produtores compartilham a responsabilidade de melhorar a comunicação com os consumidores sobre informações sobre produtos e ações de redução de carbono. 

Se os produtos não atenderem às expectativas de qualidade de baixo carbono, os produtores precisam fazer esforços mais concentrados nas garantias e/ou, se necessário, recolher proativamente os produtos quando forem expostos como de má qualidade.

Por isso a importância de realizar a neutralização de carbono com a Eccaplan, nosso projeto Carbon Fair a primeira plataforma de gestão e negociação de créditos de carbono, auxiliando empresas a atingirem suas metas e compromissos ambientais. Buscamos apoiar projetos socioambientais certificados por Institutos de Pesquisa Brasileiros e empresas reconhecidas.

A plataforma Carbon Fair é formada por um grupo multi-stakeholder que ajuda a garantir que os projetos apoiados proporcionam os benefícios propostos e que o padrão Carbon Fair Standard (CFS), primeiro padrão de certificação brasileiro, certifica projetos com soluções baseadas da natureza (Nature Based Solutions), uso de pesquisa e tecnologia (hard science), adicionalidade e com processos mensuráveis, transparentes, rastreáveis e replicáveis.

Além disso, a plataforma também possibilita a gestão de emissões de carbono da empresa e faz o uso de tecnologia de blockchain.

Dessa forma, queremos viabilizar o máximo de projetos ambientais e sociais, e ajudar empresas e pessoas a atingirem seus objetos sustentáveis. 

Buscamos apoiar projetos socioambientais certificados por Institutos de Pesquisa Brasileiros e empresas reconhecidas.

Atores externos que estimulam os produtores a fazer a transição para a produção de baixo carbono dependem da força da regulamentação, testes de certificação, e preferências públicas. Sob certas condições, fatores internos, como custos de transição e perda de reputação, podem efetivamente moderar os caminhos evolutivos.

Entre em contato com um de nossos consultores e agregue valor ambiental na sua empresa.


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte:

Tian, T., & Sun, S. (2022). Low-carbon transition pathways in the context of carbon-neutral: A quadrilateral evolutionary game analysis. Journal of Environmental Management, 322, 116105.


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores