Transporte sustentável para um futuro sustentável 

Conheça o Programa Frete Neutro  

O transporte de mercadorias e as emissões estão a aumentar rapidamente e, até agora, as cidades não estavam equipadas para lidar com os desafios associados. Apenas cerca de 21 por cento das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) que destacam o transporte referem-se ao transporte de mercadorias.  

O transporte rodoviário é, de longe, a fonte dominante de emissões globais de mercadorias: representou 62% das emissões do transporte de mercadorias em 2015 e prevê-se que aumente 55% até 2050. 

À medida que as cidades continuam a crescer a um ritmo sem precedentes, o aumento dos movimentos de mercadorias apresenta desafios urbanos únicos, incluindo congestionamento, poluição atmosférica, acidentes de trânsito e uma série de outros impactos negativos no sistema de mobilidade. 

À medida que os governos estabelecem metas ambiciosas para descarbonizar os transportes, é fundamental que utilizem dados para avaliar e tomar decisões com base científica. Muitas cidades reconheceram a importância de reduzir as emissões de GEE no setor do transporte de mercadorias. No entanto, muitas vezes carecem de dados fiáveis sobre veículos reais que possam ser utilizados para estabelecer uma base de referência, o que é essencial para avaliar o desempenho do transporte de mercadorias e identificar prioridades e direções futuras. 

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e promover a inovação estão no centro do ODS 9. 

O transporte é essencial para garantir o acesso a melhores oportunidades económicas, de saúde e de educação. No entanto, a nível mundial, mil milhões de pessoas vivem a pelo menos 2 quilómetros de uma boa estrada, enfrentando um acesso reduzido ao emprego, aos cuidados de saúde e às escolas. É por isso que uma das metas do ODS 9 (meta 9.1 do ODS) é expandir a disponibilidade de infraestruturas, incluindo transportes, que possam apoiar o desenvolvimento humano e económico.   

Mas o transporte (rodoviário, aéreo e marítimo) é também uma importante fonte de emissões de gases com efeito de estufa e, portanto, um contribuinte para as alterações climáticas.  

O setor dos transportes é responsável por um quarto das emissões globais de CO2 e por cerca de 16% do total das emissões de gases com efeito de estufa. Se as redes de transporte crescerem e dependerem de combustíveis fósseis, as emissões dos transportes aumentarão quase 60% até 2050 

Por que os ODS são importantes para as empresas 

Na Eccaplan, acreditamos que cada empresa tem o poder de criar um futuro sustentável e próspero. 

Ao integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU nas suas principais estratégias e operações, não só contribui para um mundo melhor, mas também ganha uma vantagem competitiva num mercado global cada vez mais competitivo e consciente do clima. 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram adoptados pelos Estados-Membros das Nações Unidas em 2015 com um plano de 15 anos para alcançar os 17 objetivos até 2030.  

Integrar os ODS em relatórios de sustentabilidade mais amplos é uma forma poderosa para as empresas demonstrarem o seu compromisso com a sustentabilidade e as suas contribuições para a sustentabilidade e desenvolvimento sustentável mundial.  

Os relatórios de sustentabilidade fornecem uma visão abrangente do desempenho económico, ambiental, social e de governação (ESG) de uma empresa, e a incorporação dos ODS nestes relatórios acrescenta uma camada extra de propósito e impacto. 

A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade 

‌A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Inventários de emissões e iniciativas de compensação de Gases de Efeito Estufa. 

‌Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro para eventos, feiras e festivais, para e-commerces e logística, o Programa Frete Neutro, e o selo CO2 Neutro, com a compensação de carbono para empresas junto com o Carbon Fair a primeira plataforma de gestão e negociação de créditos de carbono, auxiliando empresas a atingirem suas metas e compromissos ambientais. 

‌Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros. Somos uma Startup de impacto sócio ambiental que trabalha com inovações sustentáveis, uma consultoria em mudanças climáticas, buscando simplificar o Mercado de Carbono. 

‌Buscamos apoiar projetos socioambientais certificados por Institutos de Pesquisa Brasileiros e empresas reconhecidas. Nossa missão começou em 2008, com a primeira plataforma de registro de créditos de carbono brasileira, e hoje com a Carbon Fair, lançamos a primeira plataforma de negociação de créditos de carbono voluntários e socialmente justos utilizada para conectar de forma transparente, simples e efetiva projetos socioambientais, empresas e pessoas. 


‌Conteúdo: 

Thays do Nascimento 
Marketing Eccaplan 
thays@eccaplan.com.br 
Fontes: https://blogs.worldbank.org/opendata/sustainable-transport-livable-future