Organize um evento Sou Resíduo Zero 

Criar um evento significa ter um impacto positivo – conhecer pessoas, partilhar um momento, comunicar uma mensagem – mas o impacto também pode ser negativo, especialmente no ambiente.  

O volume crescente de resíduos sólidos em aterros contribui para níveis sem precedentes de problemas ambientais, como a contaminação da água e do solo através da lixiviação de metais pesados e a poluição do ar através da emissão de gases com efeito de estufa 

Dado que a quantidade de resíduos globais aumentou dez vezes ao longo do último século e deverá duplicar até 2025, é urgente e imperativo desviar os resíduos dos aterros sob a forma de reciclagem e compostagem, o que pode ajudar a mitigar os impactos negativos dos resíduos. e recuperar materiais úteis de aterros   

Os festivais e eventos públicos geram uma enorme quantidade de resíduos todos os anos, especialmente quando os eventos envolvem comida e bebida 

Embora a gestão de resíduos seja uma das prioridades para um número crescente de organizadores de eventos, atualmente não é bem compreendida a melhor forma de reduzir os resíduos em eventos 

O que é um evento Sou Resíduo Zero? 

Um evento de resíduo zero visa reduzir ou mesmo eliminar a produção de resíduos e limitar a utilização de matérias-primas, através de diferentes áreas de atuação: Reduzir os resíduos na fonte (porque o melhor resíduo é aquele que ainda não existe!), reutilização, recuperação, reciclagem e compostagem 

Adotando desperdício zero 

Uma abordagem do sou resíduo zero implica produção, consumo e eliminação responsáveis de produtos num sistema fechado e circular. Isto significa que os recursos são reutilizados ou recuperados tanto quanto possível e que minimizamos a poluição do ar, da terra ou da água. 

Alcançar o sou resíduo zero requer ações a todos os níveis. 

Os produtos devem ser projetados para serem duráveis e exigirem menos materiais e de baixo impacto. Ao optar por métodos de produção e transporte menos intensivos em recursos, os fabricantes podem limitar ainda mais a poluição e os resíduos. A publicidade e a gestão rigorosa da procura podem permitir ainda mais resíduo zero ao longo do ciclo de vida dos produtos. 

Os consumidores também podem desempenhar um papel fundamental na promoção do desperdício zero, mudando hábitos e reutilizando e reparando produtos tanto quanto possível antes de os eliminar adequadamente. 

Com os governos, as comunidades, as indústrias e outras partes interessadas a reconhecerem cada vez mais o potencial das iniciativas de desperdício zero, reforçando a gestão de resíduos e melhorando os sistemas de recuperação através do financiamento e da elaboração de políticas. A Estratégia Global para o Consumo e a Produção Sustentáveis  pode orientar esta transição. Estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, pelos Estados-Membros e pelas partes interessadas, a estratégia apela à adoção de objetivos de consumo e produção sustentáveis em todos os setores até 2030. 

O Movimento Sou resíduo zero reduz o nosso impacto climático. 

A redução, a reutilização e a reciclagem podem ser uma parte fundamental de uma estratégia em matéria de alterações climáticas para reduzir as nossas emissões de gases com efeito de estufa. 

A EPA dos EUA estimou que cerca de 42% de todas as emissões de gases com efeito de estufa são causadas pela produção e utilização de bens, incluindo alimentos, produtos e embalagens.3 A redução, reutilização e reciclagem conservarão essa energia e reduzirão drasticamente as nossas emissões de carbono. 

A vida sem plástico pode ser fantástica! Hoje em dia é fácil reduzir o nosso desperdício global e a nossa dependência de produtos descartáveis que causam tantos danos ao ambiente. Mais de 90% dos produtos plásticos não são feitos de materiais reciclados, e se quisermos que as empresas responsáveis pela atual confusão reduzam, podemos fazer a nossa parte, mostrando-lhes como é viável usar menos. 

Esteja você planejando um jantar aconchegante, um piquenique arejado ou até mesmo um evento comunitário de grande escala, existem coisas criativas e engenhosas que todos podemos usar para evitar plásticos descartáveis. Sou resíduo zero não significa diversão zero – na verdade, é uma chance de exercitar sua criatividade 

Com o Programa Sou Resíduo Zero, além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores, reduzimos o envio de resíduos aos aterros sanitários. 

Abrange uma gestão integrada dos resíduos desde os orgânicos até os recicláveis. Cada resíduo terá o destino adequado, contribuindo para um evento mais sustentável. 

Nossa equipe é empenhada em garantir a destinação ambientalmente adequada dos resíduos de cenografia, os orgânicos (resto de alimentos e óleo vegetal usado) até mesmo biucas de cigarro sejam tratados de maneira responsável. 

O Movimento Sou Resíduo Zero surge com o objetivo de engajar pessoas, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos, enfatizando a não geração e uma grande mudança na forma atual do fluxo de materiais na sociedade. 

Sou Resíduo Zero abrange mais do que a eliminação de resíduos através da reciclagem e reutilização, este incide sobre a reestruturação dos sistemas de produção e distribuição para reduzir o desperdício. 


A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade 

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Inventários de emissões e iniciativas de compensação de Gases de Efeito Estufa. 

Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro para eventos, feiras e festivais, para e-commerces e logística, o Programa Frete Neutro, e o selo CO2 Neutro, com a compensação de carbono para empresas junto com o Carbon Fair a primeira plataforma de gestão e negociação de créditos de carbono, auxiliando empresas a atingirem suas metas e compromissos ambientais. 

Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros. Somos uma Startup de impacto sócio ambiental que trabalha com inovações sustentáveis, uma consultoria em mudanças climáticas, buscando simplificar o Mercado de Carbono. 

Buscamos apoiar projetos socioambientais certificados por Institutos de Pesquisa Brasileiros e empresas reconhecidas. Nossa missão começou em 2008, com a primeira plataforma de registro de créditos de carbono brasileira, e hoje com a Carbon Fair, lançamos a primeira plataforma de negociação de créditos de carbono voluntários e socialmente justos utilizada para conectar de forma transparente, simples e efetiva projetos socioambientais, empresas e pessoas. 

Conteúdo: 

Thays do Nascimento 

Marketing Eccaplan 

thays@eccaplan.com.br 

Fontes: ZELENIKA, Ivana; MOREAU, Tara; ZHAO, Jiaying. Toward zero waste events: Reducing contamination in waste streams with volunteer assistance. Waste Management, v. 76, p. 39-45, 2018.