Brasil o quarto país que mais contribuiu para a Mudança Climática

Em matéria publicada pela Folha de SP em novembro de 2021, dados sobre as emissões de gases de efeito estufa do Brasil, são preocupantes.

O Brasil é o quarto país que mais contribuiu para a mudança climática, conforme mostra uma análise realizada pelo Carbon Brief, um site jornalístico britânico dedicado à crise climática. 

O levantamento foi publicado pouco antes da COP26, a Conferência do Clima realizada em Glasgow, na Escócia, em novembro.

De acordo com o levantamento do site Carbon Brief, o Brasil só aparece atrás de Estados Unidos, China e Rússia no ranking acumulado de emissões de carbono. O país lançou na atmosfera mais gases-estufa do que a maior parte dos países que começaram a se industrializar no século XIX, inclusive o Reino Unido, berço da Revolução Industrial.

O desmatamento é responsável por 86% das emissões brasileiras, de acordo com o levantamento do Carbon Brief. Elas foram causadas sobretudo pela devastação da Mata Atlântica e da Amazônia.

Ao contrário dos países que se industrializaram primeiro e emitiram gases-estufa principalmente queimando combustíveis fósseis, o Brasil não converteu as suas emissões em prosperidade e desenvolvimento. 

Já existe informação científica que comprova que o aquecimento global é  causado pela ação humana, porém nem todos os humanos têm a mesma responsabilidade pelo problema.

Os 10% mais ricos emitem quase vinte vezes mais do que os 50% mais pobres, conforme mostrou um levantamento do World Inequality Lab, que tem em seu quadro de diretores o economista francês Thomas Piketty. 

O levantamento mostra ainda que os 10% mais ricos respondem por praticamente metade dos gases-estufa lançados na atmosfera. No entanto, os países e as populações de baixa renda são os que mais sofrem os impactos da crise climática.

Ainda na matéria da Folha de SP, as análises indicam que a criação de gado é uma importante fonte de emissão de metano, um gás que também causa o efeito estufa e tem potencial 28 vezes maior que o do CO2 para aquecer a atmosfera. O metano lançado na atmosfera na forma de arroto pelos bois supera em oito vezes as emissões geradas por todos os aviões do mundo.

Os humanos emitiram cerca de 2,5 trilhões de toneladas de CO2 na atmosfera desde 1850, deixando menos de 300 bilhões de toneladas restantes para os países limitarem o aquecimento global a 1,5ºC até 2100, meta estabelecida pelo Acordo de Paris, assinado em 2015. *Nota metodológica: o levantamento do World Inequality Lab utilizado como base para as comparações 4 e 5 não leva em conta as emissões decorrentes das mudanças no uso da terra, ou seja, do desmatamento.

COMO A ECCAPLAN PODE AJUDAR

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Realizamos Inventários de Emissões utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

A Eccaplan aplica a metodologia do GHG Protocol (The Greenhouse Gas Protocol – A Corporate Accounting and Reporting Standard) em seus inventários de emissões.

A ECCAPLAN também realiza Relatórios de Sustentabilidade com o objetivo de auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

Carbono Zero

Conteúdo:

Me Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fontes: 

Carbon Brief, World Inequality Lab, Air Transport Action Group, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura

Poluição sem prosperidade (uol.com.br) <https://piaui.folha.uol.com.br/quanto-mais-rico-mais-poluente/> por Amanda Gorziza, Bernardo Esteves e Renata Buono |(15nov2021_10h02)

Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores