Não ignore o impacto ambiental do seu evento

Não ignore o impacto ambiental do seu evento

 

Independente do tamanho, qualquer evento gera impacto ambiental. Mas você sabe quais são e como esses impactos são gerados?

Eventos são celebrações, geram diversão, novas ideias, negócios. Mas, ao mesmo tempo, geram resíduos, consomem recursos como água e energia, provocam o deslocamento de pessoas e equipamentos.

 

Quem já não se deparou com imagens de grandes montanhas de lixo após um show? Ou a alimentos sendo descartados após uma recepção?

 

O fato é que desde shows e festivais culturais ou esportivos, que reúnem multidões, até pequenos eventos corporativos, todos podem causar impactos negativos ao meio ambiente. Alguns são mais visíveis como os resíduos, outros podem passar despercebidos, como a emissão de gases de efeito estufa.

 

Baixe o e-book- Gestão de Resíduos em Eventos

A relação entre gases de efeito estufa e impacto ambiental

 

Você já teve aquela sensação de que as estações do ano deixaram de existir? Então já tem uma pista do aquecimento global.

 

Vale a pena lembrar que o planeta necessita da manutenção de sua temperatura para garantir a sobrevivência dos seres vivos e isso ocorre através da retenção de calor em sua superfície. Porém quando os gases de efeito estufa (GEE) são emitidos em grande escala e intensificam o calor retido na terra causam o chamado aquecimento global.

 

Os efeitos do aquecimento global são conhecidos e muito negativos. A alta prevista das temperaturas vai provocar estresse térmico, sobretudo na agricultura, e causará sérios problemas de saúde. Esse estresse térmico vai provocar uma perda de 1,28% das horas trabalhadas de agora até 2030 no Brasil, segundo estudo da OIT.

 

 

Gases de efeito estufa em eventos

 

Durante a montagem, realização e desmontagem dos eventos, atividades que emitem Gases de Efeito Estufa acontecem o tempo todo. É importante ter consciência desse impacto ambiental, sabendo  quais são essas atividades e quais são as alternativas.

 

Cerca de 70% dos gases de efeito estufa de um evento são originados pelo deslocamento de equipe e participantes. Os carros, ônibus e aviões eliminam monóxido de carbono através da queima de combustível, um dos principais gases de efeito estufa.

 

Para minimizar esse impacto, o deslocamento de staff e equipamentos deve ser otimizado, e o público pode ser incentivado a usar transporte público, ir a pé ou de bicicleta quando possível.

 

Como alternativa para prover energia para eventos, algumas empresas utilizam geradores de energia que funcionam a base da queima de óleo diesel. O diesel é um composto extremamente poluente, que tem metais pesados em sua composição, aumentando ainda mais o impacto causado ao meio ambiente.

 

Por isso o evento deve se preocupar em utilizar equipamentos eficientes, de baixo consumo energético e optar por geradores movidos a biodiesel, que são menos poluentes.

 

Desde a etapa da montagem, os eventos geram resíduos, que mesmo quando encaminhados para o aterro sanitário, ainda emitem gases de efeito estufa durante sua decomposição.

 

Nesse caso, a melhor alternativa é não gerar lixo, como uso de comunicação digital, cenários e utensílios reutilizáveis. A coleta seletiva e a destinação para a reciclagem, incluindo os resíduos orgânicos que podem ser compostados, também são alternativas que podem ser adotadas.

 

 

Como o impacto ambiental em eventos pode ser medido?

 

Para conhecer qual é o impacto ambiental que os eventos causam, foi necessário adotar uma medida padrão sendo possível fazer comparações. Assim, adota-se internacionalmente a unidade de medida “CO2 equivalente”, onde todos os gases de efeito estufa liberados são quantificados e convertidos em CO2.

 

 

E o impacto ambiental que é inevitável?

 

Uma corrida de rua na cidade de São Paulo que reuniu mais de 2 mil pessoas, com duração de 4 dias entre montagem, realização e desmontagem, por exemplo, emitiu aproximadamente 6 mil* kg de CO2 mesmo após adotar diversas medidas preventivas. Isso porque existe uma parcela de emissões de gases de efeito estufa que é inevitável.

 

Uma das mais importantes feiras de negócio da América Latina, com duração de 12 dias entre montagem, realização e desmontagem, emitiu aproximadamente 80 mil* kg de CO2 que também foram inevitáveis.

 

E aí você pode estar se perguntando se tem algo mais que possa ser feito.

 

Baixe o Infográfico - 10 Passos para um evento

 

A boa notícia é que existem ações reconhecidas internacionalmente que podem compensar esse impacto ambiental. Aqui entra o conceito de neutralização de carbono. Isso significa que os gases de efeito estufa que foram emitidos são neutralizados (ou compensados) por outra atividade que gerou benefícios ambientais na mesma proporção. São projetos socioambientais auditados e certificados que passam a ser incentivados.

 

 

Agora você já tem informação e pode olhar com outros olhos os eventos que realiza e participa. Claro que nem sempre é possível fazer tudo, mas dá para fazer diferente e reduzir cada vez mais o impacto ambiental negativo do seu evento.

Ficou interessado em fazer um evento neutro? Fale com um de nossos consultores especialistas.