O aquecimento global e a concentração de gases de efeito estufa (GEE)

O aquecimento global, decorrente do aumento da concentração de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera devido a fatores naturais e ações antrópicas, é um fato que exige ações de mitigação substanciais, rápidas e eficazes. 

As causas humanas críticas são a queima de combustíveis fósseis, desmatamento, agricultura, aerossóis e emissões de gases fluorados. 

Você quer saber o que é um Crédito de Carbono ou Como são criados os créditos e compensações de carbono? acesse nossos conteúdos no Blog e fique por dentro.

No Brasil, a agricultura emite 33,2% de GEE, setor de energia (28,9%), mudança do uso da terra e silvicultura (27,1%), processos industriais (6,4%) e resíduos (4,5%) (ano de 2016) . 

O desmatamento representa cerca de 46% das emissões de GEE (ano 2020) e começa com a extração de madeira, que é estimado em 70% (média) ilegal. 

Em 2018, 91% dos 6,2 milhões de m 3 de produtos de madeira nativa da Amazônia foram consumidos no mercado interno, principalmente (>88%) pela construção civil. 

Embora as emissões da atividade de construção não sejam claras, o setor desempenha um papel fundamental na mitigação das emissões, pois se sobrepõe e interage com quase todos os setores econômicos; incluindo o fornecimento de madeira.

Uma tonelada métrica seca de madeira, de floresta plantada com espécies exóticas brasileiras, emite 41–726 kgCO 2 (média de 155 kgCO 2 /t) ​​na porta do consumidor. Aproximadamente 34% das emissões de CO 2 são oriundas do transporte entre as indústrias até a porta do consumidor, representando distâncias que variam de 150 a 4.169 km (média de 372 km).

Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa.

Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

Carbono Zero


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte: Punhagui, K. R., & John, V. M. (2022). Carbon dioxide emissions, embodied energy, material use efficiency of lumber manufactured from planted forest in Brazil. Journal of Building Engineering, 52, 104349.


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores