Como são criados os créditos e compensações de carbono?

Créditos e compensações formam dois mercados ligeiramente diferentes, embora a unidade básica negociada seja a mesma – o equivalente a uma tonelada de emissões de carbono, também conhecido como CO 2.

Vale a pena notar que uma tonelada de CO 2 se refere a uma medida literal de peso. Quanto CO 2 está em uma tonelada?

O americano médio gera 16 toneladas de CO 2 e por ano dirigindo, fazendo compras, usando eletricidade e gás em casa e, em geral, seguindo os movimentos da vida cotidiana.

Para colocar ainda mais essa emissão em perspectiva, você geraria uma tonelada de CO 2 e dirigindo seu carro médio de 22 mpg de Nova York a Las Vegas.

Os créditos de carbono são emitidos por organizações governamentais nacionais ou internacionais. Já mencionamos os acordos de Kyoto e Paris que criaram os primeiros mercados internacionais de carbono.

Nos EUA, a Califórnia opera seu próprio mercado de carbono e emite créditos aos residentes para consumo de gás e eletricidade.

O número de créditos emitidos a cada ano é normalmente baseado em metas de emissões. Os créditos são frequentemente emitidos sob o que é conhecido como um programa de “cap-and-trade”. Os reguladores estabelecem um limite para as emissões de carbono – o limite. Esse limite diminui lentamente ao longo do tempo, tornando cada vez mais difícil para as empresas permanecerem dentro desse limite.

Você pode pensar nos créditos de carbono como uma “carta de permissão” para uma empresa emitir até uma determinada quantidade de CO 2 e naquele ano.


Calcule suas emissões de carbono clicando aqui!


Em todo o mundo, existem programas de limitação e comércio de alguma forma no Canadá, UE, Reino Unido, China, Nova Zelândia, Japão e Coréia do Sul, com muitos outros países e estados considerando a implementação.

As empresas são, portanto, incentivadas a reduzir as emissões que suas operações comerciais produzem para permanecer abaixo de seus limites.

Em essência, um programa de cap-and-trade diminui a carga para as empresas que tentam cumprir as metas de emissões no curto prazo e adiciona incentivos de mercado para reduzir as emissões de carbono mais rapidamente.

As compensações de carbono funcionam de maneira um pouco diferente.

Organizações com operações que reduzem a quantidade de carbono já na atmosfera, por exemplo, plantando mais árvores ou investindo em energia renovável, têm a capacidade de emitir compensações de carbono. A compra dessas compensações é voluntária, razão pela qual as compensações de carbono formam o que é conhecido como “Mercado Voluntário de Carbono”. No entanto, ao comprar essas compensações de carbono, as empresas podem diminuir ainda mais a quantidade de CO 2 e que emitem

O que você vai encontrar neste conteúdo:

Diferencial Eccaplan

O diferencial dos Programas de Neutralização de Carbono da Eccaplan é trabalhar apenas com projetos socioambientais certificados, por empresas auditadas pela ONU, e que já comprovaram o seu benefício ambiental.

Trabalhando com as Diretrizes e Procedimentos definidos pelos Programas de Neutralização de Carbono, a Eccaplan foi selecionada para realizar a neutralização de carbono dos Fóruns Mundiais de Sustentabilidade, evento que contou com a presença de AL GORE, BILL CLINTON etc.

Como a Eccaplan pode te ajudar:

Realizamos Inventários de Emissões utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa de Gestão de Resíduos Sou Resíduo Zero, Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e o Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de empresas, produtos, shows, feiras, eventos corporativos, entre outros.

Através do apoio à Projetos Ambientais e Sociais. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

Saiba como se inserir no Mercado de Carbono com nossas soluções sustentáveis, entre em contato.

Carbono Zero


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fontes: https://carboncredits.com/


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores