As emissões de carbono e responsabilidade ambiental

As emissões de carbono, se não forem controladas, resultarão em imensas mudanças no clima.

Tem sido amplamente reconhecido que o aquecimento global é a consequência de humanos liberando dióxido de carbono e outras emissões na atmosfera. 

No entanto, um relatório recente da Agência Internacional de Energia afirma que as emissões globais de carbono relacionadas à energia cresceram 1,7% em 2018, atingindo um valor histórico de 33,1 gigatoneladas. Para proteger nosso ambiente de vida e criar uma sociedade de baixo carbono, a responsabilidade ambiental corporativa tem recebido cada vez mais atenção, tanto prática quanto teoricamente. 

Na realidade, as empresas assumem a responsabilidade de reduzir as emissões de carbono, especialmente em indústrias com alto consumo de energia e alta poluição. 

Em teoria, as últimas décadas testemunharam uma próspera cadeia de suprimentos verde, que se concentra não apenas nos objetivos econômicos das empresas, mas também em suas responsabilidades ambientais.

Para este fim, muitos mecanismos foram propostos para reduzir as emissões de carbono sem prejudicar o desempenho financeiro da cadeia de suprimentos verde em uma variedade de configurações.

As reduções de emissões de carbono de toda a cadeia de fornecimento são essenciais para atingir as metas ambientais. No nível de fabricação, o fabricante pode cumprir sua responsabilidade ambiental selecionando materiais ecologicamente corretos, substituindo instalações ineficientes em energia por alternativas mais limpas, redesenhando produtos e embalagens e investindo em tecnologias de captura e armazenamento de carbono.

Por exemplo, a Gree Electric Appliances Inc., a maior fabricante de ar condicionado da China, fez muitos investimentos em tecnologias avançadas, como ar condicionado solar, conversão de frequência e comutação de corrente ternária para reduzir as emissões de carbono.

No nível de varejo, o varejista pode empregar gerenciamento de controle de demanda, fazer esforços para cultivar consumidores verdes e promover vendas de produtos descarbonizados para reduzir as emissões de carbono.

Conheça a Eccaplan:

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Se você quer ter uma visão geral de tudo o que um evento precisa fazer para ser mais sustentável, vale conferir o nosso infográfico com os 10 passos para um evento sustentável no nosso artigo publicado no blog da Event Brite. E aqui você vai encontrar a descrição detalhada dos 10 passos e ainda poderá receber o infográfico em pdf no seu e-mail, clicando aqui.

Conheça a plataforma Carbon Fair  a primeira plataforma de gestão e negociação de créditos de carbono, auxiliando empresas a atingirem suas metas e compromissos ambientais

Buscamos apoiar projetos socioambientais certificados por Institutos de Pesquisa Brasileiros e empresas reconhecidas

Nossa missão começou em 2008, com a primeira plataforma de registro de créditos de carbono brasileira, e hoje com a Carbon Fair, lançamos a primeira plataforma de negociação de créditos de carbono voluntários e socialmente justos utilizada para conectar de forma transparente, simples e efetiva projetos socioambientais, empresas e pessoas.

A plataforma Carbon Fair é formada por um grupo multi-stakeholder que ajuda a garantir que os projetos apoiados proporcionam os benefícios propostos e que o padrão Carbon Fair Standard (CFS), primeiro padrão de certificação brasileiro, certifica projetos com soluções baseadas da natureza (Nature Based Solutions), uso de pesquisa e tecnologia (hard science), adicionalidade e com processos mensuráveis, transparentes, rastreáveis e replicáveis.

Além disso, a plataforma também possibilita a gestão de emissões de carbono de empresa e faz o uso de tecnologia de blockchain.

Dessa forma, queremos viabilizar o máximo de projetos ambientais e sociais, e ajudar empresas e pessoas a atingirem seus objetos sustentáveis.

Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte: www.carboncredits.com

Fonte: Xia, J., & Niu, W. (2021). Carbon-reducing contract design for a supply chain with environmental responsibility under asymmetric information. Omega, 102, 102390.