Como as empresas podem compensar as emissões de carbono

Existem inúmeras maneiras de as empresas compensarem as emissões de carbono.

Embora não seja uma lista abrangente, aqui estão algumas práticas populares que normalmente se qualificam como projetos de compensação:

Investir em energia renovável financiando projetos de geração de energia eólica, hídrica, geotérmica e solar, ou mudando para essas fontes de energia sempre que possível.

Melhorar a eficiência energética em todo o mundo, por exemplo, fornecendo fogões mais eficientes para aqueles que vivem em regiões rurais ou mais pobres.

Capturar carbono da atmosfera e usá-lo para criar biocombustível, o que o torna uma fonte de combustível neutra em carbono.

Devolver a biomassa ao solo como cobertura morta após a colheita, em vez de remover ou queimar. Essa prática reduz a evaporação da superfície do solo, o que ajuda a preservar a água. A biomassa também ajuda a alimentar os micróbios do solo e as minhocas, permitindo que os nutrientes circulem e fortaleçam a estrutura do solo.

Promovendo o recrescimento florestal por meio de projetos de plantio de árvores e reflorestamento.

Mudar para tipos de combustível alternativos , como biocombustíveis com baixo teor de carbono, como milho e etanol e biodiesel derivados de biomassa.

Se você está se perguntando como os níveis de compensação e alocação de carbono são avaliados e determinados por meio desses processos, respire fundo. O monitoramento de emissões e reduções pode ser um desafio até para o profissional mais experiente.

No entanto, tenha cuidado ao comprar online ou diretamente de outras empresas – nem todos os projetos de compensação são certificados por terceiros apropriados, e aqueles que não são, geralmente tendem a ser de qualidade duvidosa.

Por isso a Eccaplan na plataforma Carbon Fair tem garantias e certificações validadas internacionalmente, entre em contato conosco.

Conheça a Eccaplan:

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Se você quer ter uma visão geral de tudo o que um evento precisa fazer para ser mais sustentável, vale conferir o nosso infográfico com os 10 passos para um evento sustentável no nosso artigo publicado no blog da Event Brite. E aqui você vai encontrar a descrição detalhada dos 10 passos e ainda poderá receber o infográfico em pdf no seu e-mail, clicando aqui.

Conheça a plataforma Carbon Fair  a primeira plataforma de gestão e negociação de créditos de carbono, auxiliando empresas a atingirem suas metas e compromissos ambientais

Buscamos apoiar projetos socioambientais certificados por Institutos de Pesquisa Brasileiros e empresas reconhecidas

Nossa missão começou em 2008, com a primeira plataforma de registro de créditos de carbono brasileira, e hoje com a Carbon Fair, lançamos a primeira plataforma de negociação de créditos de carbono voluntários e socialmente justos utilizada para conectar de forma transparente, simples e efetiva projetos socioambientais, empresas e pessoas.

A plataforma Carbon Fair é formada por um grupo multi-stakeholder que ajuda a garantir que os projetos apoiados proporcionam os benefícios propostos e que o padrão Carbon Fair Standard (CFS), primeiro padrão de certificação brasileiro, certifica projetos com soluções baseadas da natureza (Nature Based Solutions), uso de pesquisa e tecnologia (hard science), adicionalidade e com processos mensuráveis, transparentes, rastreáveis e replicáveis.

Além disso, a plataforma também possibilita a gestão de emissões de carbono de empresa e faz o uso de tecnologia de blockchain.

Dessa forma, queremos viabilizar o máximo de projetos ambientais e sociais, e ajudar empresas e pessoas a atingirem seus objetos sustentáveis.


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte: www.carboncredits.com


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores