A importância da ESG, como foco da sua Empresa

A sigla que significa Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança (ASG), é uma tendência para gerar valor e vantagem competitiva para sua empresa. 

Já abordamos  como funciona o investimento sustentável e o impacto das emissões de carbono nos negócios e também a ESG como Vantagem Competitiva para o seu negócio

Um dos motivos de aplicar a ESG, é devido ao mercado financeiro global ter experimentado um crescimento exponencial em investimentos sustentáveis, uma abordagem de investimento que considera fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) na seleção e gestão de carteiras. 

Desde o lançamento dos Princípios das Nações Unidas para o Investimento Responsável (PRI) em 2006, o número de signatários cresceu de 734 em 2010 para 1.384 em 2015 e 3.038 em 2020, com ativos totais sob gestão de US $ 21 trilhões em 2010, US $ 59 trilhões em 2015 e US $ 103 trilhões em 2020.

A ESG está se tornando o foco principal na gestão de ativos. No entanto, os investidores ESG geralmente enfrentam uma quantidade substancial de incerteza sobre o verdadeiro perfil ESG de uma empresa.

Com a quantidade de investimentos sustentáveis ​​deve continuar crescendo, o impacto geral de ações de ESG se tornará ainda mais importante para as empresas.

Seria útil para os gestores estabelecer uma sistemática clara de desempenho ESG e padrões de divulgação unificados para relatórios de sustentabilidade.

É importante sinalizar as conquistas ESG em produtos, pessoas e histórico de desempenho financeiro como ingredientes para a avaliação da marca. Que incorpora desempenho de emissões, satisfação do funcionário e histórico de desempenho financeiro.

O que não pode faltar em um relatório ESG:

  • Desempenho de emissões
  • Inovações 
  • Satisfação dos colaboradores

Práticas ESG de uma empresa têm uma relação positiva com a satisfação dos funcionários.

  • Histórico de desempenho financeiro

Semelhante aos efeitos sobre a reputação de funcionários satisfeitos, sinalizar um histórico confiável de desempenho financeiro cria efeitos positivos sobre a reputação de uma marca. 

Como a Eccaplan pode te ajudar a construir um Relatório de ESG, com validade e confiança:

A elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) é o primeiro passo para que uma instituição ou empresa possa avaliar como as suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas.

A Eccaplan aplica a metodologia do GHG Protocol (The Greenhouse Gas Protocol – A Corporate Accounting and Reporting Standard) em seus inventários de emissões.

O GHG Protocol foi desenvolvido pelo World Resources Institute (WRI) em associação com o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), além de ter sido resultante de parcerias com empresas, ONGs e governos.

A ECCAPLAN também realiza Relatórios de Sustentabilidade com o objetivo de auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

A empresa recebe o Selo CO2 Neutro e as informações da compensação de carbono, realizada com o apoio a projetos ambientais brasileiros certificados, de preservação florestal e energia renovável.

Além disso, a Eccaplan trabalha com: Gestão Ambiental Estratégica (indicadores e ações sustentáveis em todos os eventos), Liderança, Proteção Ambiental, Desempenho Ambiental, Economia Circular, Gestão de Resíduos, Compostagem e Documentação.

Fiscalize e vá além dos números.  Fique atento antes de realizar um investimento ESG  e tenha certeza de que estes parâmetros estão sendo praticados da maneira correta. 

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato e entenda como podemos te ajudar. 

Carbono Zero

Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte:

Avramov, D., Cheng, S., Lioui, A., & Tarelli, A. (2021). Sustainable investing with ESG rating uncertainty. Journal of Financial Economics.Lee, M. T., Raschke, R. L., & Krishen, A. S. (2022). Signaling green! firm ESG signals in an interconnected environment that promote brand valuation. Journal of Business Research, 138, 1-11.

Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores