Entenda como a designer de jóias e acessórios Stephanie Stein irá neutralizar o carbono emitido durante o transporte de jóias para entregar aos seus clientes!
Conheça Stephanie Stein
Stephanie Stein, diretora de marketing da S.Stein Joalheiros, tradicional joalheria da grande São Paulo e designer de joias desde os 18 anos de idade, retorna com sua marca de joias e acessórios com uma nova proposta de mercado. Stephanie decidiu que era o momento de mudar a maneira de produzir e comercializar joias.
A missão da marca Stephanie Stein é fornecer informações e conteúdo de qualidade para que as pessoas tenham clareza sobre suas escolhas no momento da compra. Porém, nos últimos meses, principalmente com a pandemia, enxergou a importância de retomar os valores que nortearam durante anos sua marca e voltar a desenhar peças com significado, mas de forma diferente do início de sua carreira.
A proposta é criar coleções de forma colaborativa, juntamente com outras marcas brasileiras e até mesmo pessoas que queriam desenvolver uma coleção para chamar de “sua”, incentivando, assim, o comércio local, artistas nacionais e uma causa social ou ambiental.
Sustentabilidade no negócio
Stephanie enxergou este momento que passamos como o ideal para compartilhar seus valores pessoais e traduzi-los em uma nova e diferente proposta de trabalho que são norteados por quatro valores principais: REPENSAR, REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR. A ideia é repensar a forma como se utiliza os acessórios, reduzindo o desperdício e reciclando materiais e embalagens dentro desse contexto.
Quer saber mais? Veja: As três práticas obrigatórias para que seu resíduo seja de fato reciclado
Um exemplo disso é sua nova coleção. Foram criados bottons em parceria com a (APAE) de Mogi das Cruzes, que, a princípio, serão utilizados nas máscaras de proteção contra o COVID19. Porém, a longo prazo, poderão ser reutilizados em bolsas e mochilas, sem contar na possibilidade de usá-los como brincos. A ideia é repensar a forma como se utiliza os acessórios, reduzindo o desperdício e reciclando materiais e embalagens dentro desse contexto.
Além das joias com qualidade já reconhecida e atestada, Stephanie Stein escolheu dar um passo à frente em relação à sustentabilidade e ao meio ambiente ao escolher ser uma das empresas pioneiras do setor a fazer parte de um projeto inovador que é neutralizar as emissões de carbono gerado durante a entrega de seus produtos, além de investir na logística reversa como forma de compensação ambiental.
Assim, as embalagens da marca possuem o selo EURECICLO, preservando ao máximo os recursos naturais no planeta Terra e, também, o selo CO2 NEUTRO, o que significa que todas as entregas terão sua taxa de CO2 quantificada e compensada por meio de projetos de preservação florestal e tecnologia limpa.
Isso porque a empresa tem consciência de que, ao utilizar meios de transporte diversos para realizar as entregas de seus produtos, há grande contribuição para a emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera, que são os responsáveis pela aceleração do processo de mudanças climáticas. Os GEEs são emitidos principalmente pela queima de combustível fóssil (relacionado ao transporte), ou pelo consumo de energia, água e geração de resíduos.
Segundo Stephanie Stein, criadora da marca, “criar e comercializar produtos com consciência, minimizando todo o impacto possível que possa acarretar no meio ambiente é o novo chique, a moda que deve fazer parte dos nossos hábitos de consumo”.
Você pode adquirir as peças Stephanie Stein diretamente no site www.stephaniestein.com.br. Acompanhe o perfil da designer Stephanie no Instagram: @stephaniestein e fique por dentro das novidades da marca!
Como funciona o processo de neutralização de emissões de carbono?
E o que é neutralizar carbono? Uma empresa ou produto é neutro em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade são quantificados, monitorados e registrados anualmente através do inventário de emissões de gases de efeito estufa, ferramenta esta que permite mapear todas as fontes de emissão de GEE de um processo, setor econômico, atividade, empresas e organizações, cidades, estados e países.
O objetivo é:
- Viabilizar economicamente projetos de desenvolvimento sustentável que não existiriam sem os incentivos do mercado de carbono;
- Fazer com que as florestas tenham mais valor em pé do que derrubadas, criando valor financeiro para o carbono armazenado nas árvores e tendo como compromisso a preservação das florestas;
- Educar, conscientizar e sensibilizar o público envolvido sobre causas e consequências das mudanças climáticas; e
- Melhorar a imagem da empresa com seus stakeholders.
Como conseguir o selo CO2 Neutro?
As emissões totais de carbono emitidas no transporte dos produtos serão calculadas e quantificadas. Assim, é identificado o débito total de carbono emitido. Com esse valor em mãos, é possível saber quantos créditos de carbono deve-se comprar para equalizar os valores.
A partir daí, é realizada a compra de créditos de carbono de projetos ambientais certificados. Os projetos apoiados pela Eccaplan contemplam diferentes modalidades de geração de créditos de carbono, para incentivar diferentes práticas sustentáveis. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.
Essas atividades, reconhecidas por órgãos certificadores internacionais, devem atender os seguintes requisitos: aumentar a remoção de gás carbônico da atmosfera ao reduzir ou evitar emissões de gases estufa em relação a outra atividade padrão e não gerar impactos negativos ao meio-ambiente em nível local e promover o desenvolvimento da comunidade local e dos trabalhadores.
Em seguida à realização de todos os cálculos, é emitido certificado que assegura todo o processo.
Concluindo: após realização de inventariado, são realizadas ações de compensação ambiental, que neutralizam o carbono e geram benefícios ambientais na mesma proporção em que foram gerados!
Saiba mais sobre a Eccaplan!
A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.
Realizamos Inventários de Emissões para realizar a neutralização de carbono, utilizando a metodologia GHG Protocol e auxilio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.
Além de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.