Sustentabilidade Ambiental de Eventos

Como todas as atividades humanas, os eventos podem gerar pressões significativas sobre os recursos ambientais, a menos que sejam bem administrados e monitorados. Portanto, é cada vez mais importante desenvolver modelos que possam medir sua sustentabilidade ambiental. Embora cada vez mais atenção esteja sendo dada a esse setor, atualmente não existe um protocolo ou método padrão para avaliar a eco-sustentabilidade dos eventos.

A demanda dos consumidores por produtos e serviços sustentáveis ​​tem aumentado nos últimos anos 

Isso se deve a uma maior conscientização sobre os fenômenos irreversíveis causados ​​pelo atual padrão de consumo e produção. Estes incluem mudanças climáticas, desmatamento e perda de biodiversidade, para citar apenas alguns

Os sistemas de certificação ambiental se expandiram abrangendo diversos setores econômicos , incluindo a organização de eventos.

Clique aqui para acessar a matéria

Seguir os passos de empresas que realizaram eventos sustentáveis como:

A ITF Beach Tennis World Cup adquiriu o selo Evento Neutro, se comprometendo com o meio ambiente, buscando evitar, quantificar e compensar as emissões de carbono. A A BMW MOTORRAD | International GS Trophy recebeu o Selo Evento Neutro, Conquista reforça compromisso da BMW Motorrad com o meio ambiente, e a busca de evitar, quantificar e compensar as emissões de carbono.

A MasterSense, uma das mais conceituadas empresas brasileiras no desenvolvimento de soluções em ingredientes e aromas para a indústria de alimentos e bebidas,  recebe o Selo Evento Neutro com a sua participação no NIS – Nutri Ingredients Summit.

Evento Neutro

O programa Evento Neutro surgiu da necessidade de um mecanismo completo e confiável de promoção dos valores de responsabilidade socioambiental no ecossistema de eventos, para que todos possam somar na conscientização e ação efetiva contra a causa principal das mudanças climáticas e seus efeitos negativos.

Um evento é neutro em carbono quando suas emissões de gases de efeito estufa, que não puderam ser evitadas, são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção, como o apoio a projetos ambientais. Dessa forma o evento pode receber o selo Evento Neutro. Trata-se de uma forma prática e simples de tornar o evento mais sustentável.

Motivos:

Os formuladores de políticas estão olhando além da mera certificação e estão cada vez mais interessados ​​em entender completamente todos os efeitos dos eventos, incluindo seu impacto no meio ambiente

Como resultado, os efeitos ambientais dos eventos precisam ser investigados em profundidade e sua sustentabilidade ambiental registrada com precisão, a fim de permitir o monitoramento e melhorias ao longo do tempo. Medir a sustentabilidade dos eventos é uma questão fundamental para que um novo paradigma de eventos responsáveis ​​e sustentáveis ​​seja incorporado às políticas públicas

Além do Evento Neutro a Eccaplan realiza  Inventários de Emissões utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa de Gestão de Resíduos Sou Resíduo Zero, CO2 Neutro e o Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de empresas, produtos, shows, feiras, eventos corporativos, entre outros.

Através do apoio à Projetos Ambientais e Sociais. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

Saiba como se inserir no Mercado de Carbono com nossas soluções sustentáveis, entre em contato.

Realize um Evento Sustentável e aumente o engajamento com os participantes e clientes da sua empresa em Ações Sustentáveis para Eventos (eccaplan.com.br)

O programa Evento Neutro é um dos serviços da Eccaplan consultoria em sustentabilidade. Para saber mais sobre o programa, clique aqui: programa Evento Neutro.

Para transformar seu evento em Evento Neutro, fale com um de nossos consultores especialistas, tire suas dúvidas e faça um orçamento conosco. Para entrar em contato, basta clicar aqui. 


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte: Boggia, A., Massei, G., Paolotti, L., Rocchi, L., & Schiavi, F. (2018). A model for measuring the environmental sustainability of events. Journal of environmental management, 206, 836-845.


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores