Copa do Mundo recebe Selo Evento Neutro e adere ao Movimento Sou Resíduo Zero

Rio de Janeiro – A ITF Beach Tennis World Cup adquiriu o selo Evento Neutro, se comprometendo com o meio ambiente, buscando evitar, quantificar e compensar as emissões de carbono.

Além disso, em parceria com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, foi realizado o planejamento e gerenciamento dos resíduos gerados no evento, enfatizando a não geração e uma grande mudança na forma atual do fluxo de materiais na sociedade.

Com o Selo Evento Neutro, se comprometeram a reduzir, quantificar e neutralizar as emissões de carbono geradas no evento, o que inclui a montagem, realização e desmontagem do mesmo, e a realizar a gestão de resíduos do evento, aderindo ao Movimento Sou Resíduo Zero.

Um evento é neutro em carbono quando suas emissões de gases de efeito estufa, que não puderam ser evitadas, são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção, com o apoio a projetos ambientais. O evento apoiou dois projetos ambientais, o projeto Florestal Santa Maria – REDD+ e o projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão. Dessa forma o evento pôde receber o selo Evento Neutro. Trata-sede uma forma prática e simples de tornar o evento mais sustentável.

Um dos impactos ambientais mais visíveis gerados por eventos de qualquer porte é a geração de resíduos. Para minimizar este impacto, o evento fará a gestão inteligente dos resíduos através do programa Sou Resíduo Zero com ações de triagem e separação dos resíduos para a reciclagem e reuso. Todo o processo será monitorado e medido para que seja conhecido e divulgado a % de resíduos que serão salvos do aterro sanitário.

O Selo Evento Neutro

O Evento Neutro é um programa voluntário de responsabilidade socioambiental para organizações conscientes sobre o problema das mudanças climáticas. É uma opção para tornar seu evento mais sustentável.

Dessa forma, o evento recebe o Selo Evento Neutro, que comprova a neutralização de carbono realizada indicando a quantidade de emissão de CO2 gerada e a rastreabilidade do projeto ambiental incentivado.

Projetos Ambientais Apoiados

O projeto Florestal Santa Maria – REDD+, situado no norte do estado do Mato Grosso, dentro da área compreendida como Amazônia Legal, ocupando uma área de 71.713,9590 hectares de floresta nativa, no município de Colniza, margem direita do rio Aripuanã.

O projeto preserva o rio Aripuanã por meio da conservação da floresta evitando erosão e intervenção humana e cria uma barreira natural contra incêndios protegendo a fauna e flora local. Além disso, o Florestal Santa Maria, contribui socialmente para a região com 330 postos de trabalhos, curso de formação e melhoria nos serviços de saúde e educação da comunidade local.

E o projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão, localizada no leito do rio Itajaí-Açu em uma área topográfica benéfica, não há necessidade de um grande reservatório de água para operar a usina. Assim, impactos negativos ao meio ambiente são evitados. Também não há necessidade de realocar população local, o que muitas vezes é necessário com usinas hidrelétricas com reservatórios maiores.

Com sua implantação, foi garantida a geração de energia renovável, reduzindo a demanda do sistema elétrico nacional, evitando impactos negativos como a utilização de usinas termelétricas a combustível fóssil. O projeto promove a economia regional, aumentando a qualidade de vida das comunidades locais.

Movimento Sou Resíduo Zero

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitem ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores, reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

Sou Resíduo Zero abrange mais do que a eliminação de resíduos através da reciclagem e reutilização, este incide sobre a reestruturação dos sistemas de produção e distribuição para reduzir o desperdício.

“O movimento Sou Resíduo Zero busca incentivar pessoas e empresas a mudar a forma que lidam com os resíduos na nossa sociedade. Nosso objetivo é que apenas o que é considerado rejeito seja enviado aos aterros sanitários”, comenta Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan.

A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

Site para acompanhar os resultados ambientais relacionados ao Selo Evento Neutro do evento:

Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores