Benefícios do Planejamento de Gerenciamento de Resíduos na sua Empresa

  • Economiza tempo e recursos valiosos 
  • Permite uma tomada de decisão de gestão de resíduos mais eficiente e eficaz 
  • Incentiva as partes interessadas (por exemplo, governos estaduais, locais, tribais e territoriais; proprietários de instalações privadas de armazenamento, tratamento e descarte; residentes) a trabalharem juntos 
  • Aumenta a resiliência da comunidade, resultando em uma recuperação mais rápida 
  • Melhora a adaptação das comunidades aos impactos das mudanças climáticas relacionados aos resíduos
  • Minimiza ou impacta minimamente os esforços mais amplos de resposta e recuperação devido à implementação eficiente das atividades de gerenciamento de resíduos

Reduzir/Reutilizar/Reciclar tornou-se um slogan para a maioria das empresas. Este mantra destaca o aumento do impacto dos resíduos no meio ambiente global. Algumas estimativas sugerem que a pilha de lixo do mundo crescerá  70% até o ano de 2050 , e todos os aspectos de como gerenciamos nossos resíduos estão sob maior escrutínio.

Desde nossos hábitos em casa até a geração de lixo da maior das corporações multinacionais, as vantagens de uma gestão eficiente de resíduos estão se tornando muito mais aparentes.

Hoje, mesmo as empresas mais localizadas estão tentando descobrir as consequências de longo alcance para suas operações diárias, e uma das práticas comerciais mais inocentes assume um novo significado. Sacolas de supermercado, cotonetes e canudos de plástico são agora apontados como particularmente destrutivos, apesar de sua onipresença no mundo.

Benefícios de abordar proativamente os planos de resíduos

Muitos edifícios comerciais como restaurantes, hotéis, lojas, escolas, edifícios de escritórios ou outros edifícios institucionais podem gerar resíduos e materiais significativos.

Até recentemente, você pode não ter prestado muita atenção ao lixo que sua organização produz. A maioria das organizações se contenta em estabelecer um sistema para remover o lixo. No entanto, uma boa quantidade de atenção é dada à gestão de resíduos, e organizações pró-ativas estão vendo os benefícios de estabelecer um programa formal de redução de resíduos. Abaixo alguns benefícios:

Conservar recursos

Reciclar e reutilizar conserva os recursos naturais que incluem água, metais e árvores.

Reduzir as emissões de gases de efeito estufa

A reciclagem e a prevenção de resíduos oferecem um potencial significativo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Melhore a sustentabilidade

Energia, água e gerenciamento de resíduos com mais eficiência são componentes essenciais da sustentabilidade. Se você melhorar a sustentabilidade do seu negócio, poderá aumentar a imagem corporativa, envolver positivamente os funcionários e satisfazer melhor os clientes.

Compartilhar informações e simplificar relatórios

O rastreamento das atividades de gerenciamento de resíduos e o uso de um conjunto padrão de métricas ajudam a facilitar o compartilhamento e o relatório de informações com as partes interessadas.

Conhecimento é essencial

Com uma compreensão completa dos tipos e da quantidade de resíduos que sua organização produz, a administração está melhor posicionada para negociar serviços de reciclagem e resíduos que atendam às necessidades de uma empresa e maximizem a eficiência.

Economizar

Um aumento na reciclagem pode ajudar a reduzir, melhorar os resultados e reduzir os custos de descarte.

Vantagens do plano de gestão de resíduos para as empresas

A maioria das empresas precisa descartar os resíduos regularmente. Desde a indústria transformadora até à construção civil, qualquer negócio pode acumular muitos resíduos, e por isso é essencial criar um plano de gestão de resíduos. O plano pode ajudar sua empresa a funcionar com mais eficiência, permanecer ética, economizar dinheiro, evitar penalidades e fazer com que sua equipe trabalhe em conjunto por um objetivo comum.

Aqui estão algumas vantagens de ter um plano de gerenciamento de resíduos.

Como a Eccaplan pode ajudar sua Empresa com o Seu Plano de Resíduos:

O Movimento Sou Resíduo Zero surge com o objetivo de engajar pessoas, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos, enfatizando a não geração e uma grande mudança na forma atual do fluxo de materiais na sociedade. Sou Resíduo Zero abrange mais do que a eliminação de resíduos através da reciclagem e reutilização, este incide sobre a reestruturação dos sistemas de produção e distribuição para reduzir o desperdício.


Segundo o ZWIA, para que empresas e comunidades sejam consideradas bem sucedidas na implementação do programa, elas precisam desviar de aterros e inceneradores mais de 90% do seus resíduos.

Que tal ter o Selo Sou Resíduo Zero e fazer parte desse movimento?

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitem ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores, reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

Sou Resíduo Zero abrange mais do que a eliminação de resíduos através da reciclagem e reutilização, este incide sobre a reestruturação dos sistemas de produção e distribuição para reduzir o desperdício.

“O movimento Sou Resíduo Zero busca incentivar pessoas e empresas a mudar a forma que lidam com os resíduos na nossa sociedade. Nosso objetivo é que apenas o que é considerado rejeito seja enviado aos aterros sanitários”, comenta Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan.

A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores