Como fazer um Plano de Gestão de Resíduos

Nosso Meio Ambiente, Nosso Futuro

O plano de gestão de resíduos deve abranger estas coisas:

  • Especifique quem é responsável pela gestão de resíduos no local.
  • Estabeleça metas e objetivos.
  • Estime os tipos de resíduos e as quantidades envolvidas.
  • Definir metas para reduzir a quantidade de cada resíduo enviado para aterro.
  • Descrever métodos de reciclagem/reutilização para cada material.
  • Identifique os destinos dos resíduos e os modos de transporte, incluindo quais materiais estão sendo segregados no local para reutilização ou reciclagem.
  • Acompanhar o progresso.
  • Descrever medidas especiais para uso e manuseio de materiais.
  • Descreva a comunicação e o treinamento para apoiar e incentivar a participação de todos no local.
  • Se aplicável, descreva o sequenciamento e métodos para projetos de desconstrução.
  • Revisão do projeto.

O plano de gestão de resíduos para cada projeto geralmente será de responsabilidade do contratante principal e, a partir desse plano, podem ser desenvolvidas especificações para pacotes de licitação/contratado descrevendo procedimentos para recuperação, reutilização e reciclagem. Também pode ser usado para fornecer aos clientes detalhes sobre a reutilização/reciclagem real e o descarte de resíduos.

Na maioria dos casos, os subempreiteiros operariam de acordo com o plano do empreiteiro principal. Quando os subcontratados forem os únicos responsáveis ​​por seus resíduos, eles devem concluir seu próprio plano de gerenciamento de resíduos.

Um novo plano precisa ser preparado para cada trabalho/local.

Defina metas e objetivos amplos relacionados ao seguinte:

  • Eliminar a geração de resíduos, como prioridade.
  • Recicle e reutilize os resíduos que são criados no trabalho.
  • Use métodos de construção que permitam a desconstrução.
  • Use produtos e materiais que reduzam o desperdício.

Como a Eccaplan pode ajudar sua Empresa com o Seu Plano de Resíduos:

O Movimento Sou Resíduo Zero surge com o objetivo de engajar pessoas, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos, enfatizando a não geração e uma grande mudança na forma atual do fluxo de materiais na sociedade. Sou Resíduo Zero abrange mais do que a eliminação de resíduos através da reciclagem e reutilização, este incide sobre a reestruturação dos sistemas de produção e distribuição para reduzir o desperdício.


Segundo o ZWIA, para que empresas e comunidades sejam consideradas bem sucedidas na implementação do programa, elas precisam desviar de aterros e inceneradores mais de 90% do seus resíduos.

Que tal ter o Selo Sou Resíduo Zero e fazer parte desse movimento?

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitem ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores, reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

Sou Resíduo Zero abrange mais do que a eliminação de resíduos através da reciclagem e reutilização, este incide sobre a reestruturação dos sistemas de produção e distribuição para reduzir o desperdício.

“O movimento Sou Resíduo Zero busca incentivar pessoas e empresas a mudar a forma que lidam com os resíduos na nossa sociedade. Nosso objetivo é que apenas o que é considerado rejeito seja enviado aos aterros sanitários”, comenta Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan.

A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mobilidade Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores