Os Caminhos de Evolução Para Ser uma Empresa Neutra em Carbono

As decisões estratégicas das empresas desempenham um papel crucial na definição de como os um mercado sustentável pode ser formado.

A redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) tem sido uma meta dos estados membros europeus, a partir da Diretiva de Eficiência Energética de 2012 para reduzir o consumo ou intensidade de energia em 20% em 2020 que aumentou no Quadro Climático e Energético de 2030; a ambição existente e corte geral de GEE para 55% até 2030.

Mesmo assim, o combustível fóssil é dominante no setor de transporte, apesar da introdução de biocombustíveis e diferentes opções de transporte alternativo.

Para atingir esse objetivo, a análise do sistema de energia pode ser usada para estimar como atender à crescente demanda de energia e ao mesmo tempo reduzir as emissões de CO2 a um nível específico. 

Uma análise do sistema de energia abrange as demandas gerais do sistema de recursos de energia renovável (IRE) importados, locais e intermitentes e das opções sustentáveis ​​menos dispendiosas

O cenário sustentável depende do aumento da eficiência energética, economia de energia e reciclagem no setor industrial e o uso de biocombustíveis para o transporte futuro. 

Para edifícios residenciais e públicos, as demandas reduzidas de calor e eletricidade foram projetadas usando aparelhos eficientes, edifícios compactos e bem isolados, aquecimento urbano, energia solar térmica e bombas de calor . 

Os custos para o sistema de energia em 2050 passarão dos custos de combustível durante a operação para investimentos iniciais, uma vez que as metas de carbono neutro devem ser alcançadas. Na maioria dos casos, o setor de transporte é o desafio. 

Existem muitos desafios para o fornecimento de eletricidade a partir de fontes renováveis ​​e a integração do setor de transporte: processos de gerenciamento do lado da demanda, mudança tecnológica para a eletrificação e biocombustíveis e hidrogênio como transportadores de energia.

Ao projetar um sistema de energia inteligente para uma cidade, além de lidar com as questões locais, as questões regionais e globais também são preocupantes. 

O uso de fontes de energia renovável , por exemplo, biomassa e energia eólica, pode influenciar sua disponibilidade para outras aplicações de perspectivas nacionais e globais e estas devem ser consideradas.

O cálculo dos custos de redução de carbono neste setor pode ser necessário para avaliar os custos de referência e a atratividade da minimização de combustíveis fósseis. 

Você quer saber o que é um Crédito de Carbono ou Como são criados os créditos e compensações de carbono? acesse nossos conteúdos no Blog e fique por dentro.

Apoie um projeto ambiental e certifique que sua empresa está contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa.

Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte:

Ahmed, S., & Nguyen, T. (2022). Analysis of future carbon-neutral energy system–The case of Växjö Municipality, Sweden. Smart Energy, 7, 100082.


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia cidades sustentáveis Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.