A importância das Conferências Neutralizarem suas emissões de Carbono

Você já sabe Como funciona e como comunicar a Sustentabilidade do seu Evento e como Como planejar um evento corporativo sustentável.

As conferências principalmente as de grande porte visam melhorar os resultados da sua área e trazem geralmente temáticas inovadoras e de engajamento do consumidor e colaboradores, mas contribuem substancialmente para o aquecimento global e o colapso do clima. 

Este é um paradoxo que não pode continuar

A mudança climática é a “maior ameaça à saúde global do século 21” e está causando um aumento nas ondas de calor, incêndios florestais, inundações, secas e quebras de safra, doenças transmitidas por vetores, migração em massa e está associada ao aumento da poluição do ar. 

As evidências são inequívocas e os vastos efeitos da crise climática na saúde pública exigem que toda a comunidade empresarial reconsidere seu papel na contribuição para essa catástrofe global.

Com milhares de voos intensivos em carbono, estadias em hotéis, mercadorias de uso único e resíduos de alimentos e plásticos, o perfil ambiental das conferências é desastroso.

Surpreendentemente, esse perfil praticamente não mudou, apesar das evidências alarmantes de crescentes ameaças ambientais à saúde, e dos múltiplos apelos à ação para e de profissionais de saúde para enfrentar essa crise de saúde iminente. 

Ações sem precedentes, ambiciosas e pensamento inovador são urgentemente necessários: as emissões de carbono devem atingir o pico até 2020 e atingir zero líquido globalmente até 2050 para proteger a saúde humana. 

Cada ação importa

Para desafiar o status quo, propomos um novo modelo de conferências internacionais. 

Em agosto de 2018, organizamos a Assembleia Geral da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), o maior encontro anual de estudantes de medicina do mundo.

Durante 7 dias, recebemos 900 delegados de mais de 100 países em Montreal, Canadá, de forma alinhada com nossas preocupações ambientais. O IFMSA August Meeting 2018 foi pioneiro em conferências médicas internacionais neutras em carbono. 

O SBOT/Floripa, 54 Congresso de Ortopedia e Traumatologia será Evento Neutro, contecerá de  24 a 26 de novembro na cidade de Florianópolis, SC.

Qualquer tipo de evento, sejam shows, conferências, jogos, corridas ou feiras de negócio, emite gases de efeito estufa, principalmente, decorrentes do uso de carros, caminhões, aviões, geradores de energia e na decomposição dos resíduos gerados.

O Evento Neutro é um programa voluntário de responsabilidade socioambiental para organizações conscientes sobre o problema das mudanças climáticas. É uma opção para tornar seu evento mais sustentável.

Estes gases contribuem para o aquecimento global e os efeitos negativos das mudanças climáticas.

Acreditamos que eventos sustentáveis ​​devem se tornar a norma em todo o mundo.

A primeira consideração ao organizar qualquer evento deve ser estabelecer se uma reunião presencial é necessária e quanto do evento pode ser organizado virtualmente: os avanços na tecnologia tornam a participação virtual mais simples a cada ano.

Neste Comentário, reconhecemos este desafio. No entanto, pretendemos delinear que um evento internacional pode ser organizado de forma responsável e sustentável.

Entre 2 e 5 toneladas de CO2 são emitidas por todos os participantes que voam intercontinental para participar de uma conferência.

Essas emissões estão acima do limite anual de 2,3 toneladas por pessoa necessário para conter as mudanças climáticas. 

Hotéis e locais de conferências são emissores substanciais devido ao uso intensivo de energia de seus edifícios e operações. 

O serviço de alimentação geralmente tem porções generosas de alimentos com alto teor de carbono, como carne e queijo, e muitas vezes até 50% dos alimentos servidos acabam em aterros sanitários. 

Garrafas plásticas, copos de café descartáveis ​​e mercadorias de eventos com vida útil curta estão amplamente disponíveis, apesar de suas contribuições substanciais para a poluição. Este cenário não pode continuar.

O efeito prejudicial das conferências sobre o meio ambiente não pode ser subestimado.

Além das emissões e resíduos, o efeito prejudicial dessas conferências reflete uma mentalidade de desconsiderar o colapso climático e suas consequências para a saúde.

Defendemos que os eventos devem estabelecer um padrão de cuidado com o meio ambiente, ou seja, um conjunto de medidas para garantir eventos sustentáveis ​​e neutros em carbono. 

As conferências sustentáveis ​​devem dar o exemplo e capacitar os profissionais a proteger a saúde do planeta em casa, no local de trabalho e na sociedade. 

Não é razoável perpetuar um formato de conferência desatualizado que vai contra o princípio que todos nós, como profissionais, gostaríamos de seguir: não causar danos.

Em nossa experiência, alcançar uma conferência sustentável e neutra em carbono foi surpreendentemente simples. 

O sucesso depende, em primeiro lugar, da redução das emissões de gases de efeito estufa e dos resíduos evitáveis ​​e da compensação das emissões inevitáveis ​​por meio da compensação de carbono como último recurso. Com base em nossa experiência e em guias existentes para eventos sustentáveis, incentivamos os organizadores de eventos a implementar as seguintes medidas-chave. 

  1. Considere se o evento precisa acontecer pessoalmente ou pode ser organizado virtualmente.
  2. Criar uma posição dentro da equipe organizadora, cujo papel é focar na sustentabilidade, bem como pesquisar e implementar opções ecologicamente corretas. Nenhuma experiência prévia é necessária, apenas pensamento sistemático e uma abordagem baseada em evidências. 
  3. Formular objetivos ambientais realistas, porém ambiciosos, para o evento no início dos estágios de planejamento.  As principais intervenções para um evento sustentável devem abranger pelo menos as sete categorias listadas no painel.  A compensação de voos é a intervenção mais eficaz, pois estimamos que 85% das emissões de carbono do nosso evento foram devidas aos voos dos participantes. No entanto, a pegada ecológica total das conferências abrange mais do que apenas as emissões de carbono.
  4. Monitorar e relatar os esforços de sustentabilidade, para celebrar os sucessos e permitir que outros desenvolvam ideias e melhorem as tentativas futuras.

Quer realizar um evento sustentável? Veja um passo a passo de como produzir um evento sustentável e as ações que não podem faltar no seu evento!

Saiba tudo sobre o Evento Neutro.

Conheça a Eccaplan:

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

e você quer ter uma visão geral de tudo o que um evento precisa fazer para ser mais sustentável, vale conferir o nosso infográfico com os 10 passos para um evento sustentável no nosso artigo publicado no blog da Event Brite. E aqui você vai encontrar a descrição detalhada dos 10 passos e ainda poderá receber o infográfico em pdf no seu e-mail, clicando aqui.


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte: 

Zotova, Olena, Claudel Pétrin-Desrosiers, Anya Gopfert, and Maria Van Hove. “Carbon-neutral medical conferences should be the norm.” The Lancet Planetary Health 4, no. 2 (2020): e48-e50.


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia cidades sustentáveis Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.