Check list do Evento Neutro

Lista de verificação das principais intervenções para um evento sustentável e neutro em carbono.

Você já sabe Como funciona e como comunicar a Sustentabilidade do seu Evento e como Como planejar um evento corporativo sustentável , agora confere esse cheklist para seu Evento Neutro:

Sensibilização

Informe os participantes sobre as medidas ecológicas implementadas no evento e as razões para isso.

Anuncie ações para que os participantes reduzam sua pegada ecológica.

Neutralidade de carbono

Reduza as emissões de gases de efeito estufa na fonte, evitando emissões desnecessárias de transporte, local e acomodação, alimentação, materiais e resíduos. As emissões do ciclo de vida devem ser consideradas.

Maximize a participação virtual e a videoconferência.

Adquira créditos de carbono para compensar as emissões de voos e outros componentes do evento, estimados por uma calculadora de emissões. Faça um orçamento antecipado dos custos de compensação e inclua uma taxa de compensação no registro como opção de exclusão, se necessário.

Escolha o projeto para comprar compensações de carbono com cuidado. 9 O projeto deve ser certificado em um padrão internacional como a Eccaplan realiza em todas suas compensações e neutralizações para se enquadrar em critérios de qualidade para garantir impacto real.

Transporte

Priorize o transporte público e de baixa emissão, como ônibus elétricos.

Garantir que os locais sejam acessíveis por transporte público.

Local e hospedagem

Priorize locais certificados de Liderança em Energia e Design Ambiental.

Priorize os hotéis que implementem o Esquema de Ecogestão e Auditoria ou tenham um bom desempenho na Iniciativa de Medição de Carbono do Hotel.

Refeições

Reduza ao máximo a disponibilidade de carne e laticínios, ao mesmo tempo em que oferece uma ampla variedade de refeições vegetarianas.

Reduza o tamanho do prato para diminuir o desperdício de alimentos.

Doe todos os alimentos excedentes para organizações locais de redistribuição de alimentos.

Materiais

Proibir garrafas, latas, copos, pratos e talheres descartáveis. Peça aos participantes que tragam sua própria xícara e forneça pratos e talheres laváveis ​​no local.

Limite a mercadoria a nenhuma, ou um item de lembrança por participante.

Reutilize materiais de conferências anteriores ou instituições de ensino locais.

Solicite embalagens mínimas dos fornecedores.

Gestão de resíduos

Forneça lixeiras de triagem de resíduos (incluindo reciclagem e compostagem) com instruções claras de triagem e voluntários para ajudar na triagem em eventos altamente frequentados.

Peça aos funcionários do local para registrar a quantidade de resíduos gerados.

Para uma estrutura e dicas mais detalhadas, consulte o Guia de Eventos Sustentáveis ​​da ONU.

A sustentabilidade precisa estar no centro de todo o planejamento do seu evento. Em vez de depender de escolhas individuais, as opções ecologicamente corretas devem ser a opção padrão em todas as áreas do evento. 

Para incentivar a aceitação e aumentar a conscientização, os participantes devem ser informados sobre a lógica por trás dessas decisões antes e durante o evento. 

Por exemplo, é improvável que os participantes tenham motivação inerente para compensar as emissões de carbono de seus voos, então inclua créditos de carbono como uma taxa de cancelamento na plataforma de inscrição e coordene a compra de créditos de carbono para compensar as emissões totais do evento. 

Quer realizar um evento sustentável? Veja um passo a passo de como produzir um evento sustentável e as ações que não podem faltar no seu evento!

Saiba tudo sobre Evento Neutro.

Conheça a Eccaplan:

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Se você quer ter uma visão geral de tudo o que um evento precisa fazer para ser mais sustentável, vale conferir o nosso infográfico com os 10 passos para um evento sustentável no nosso artigo publicado no blog da Event Brite. E aqui você vai encontrar a descrição detalhada dos 10 passos e ainda poderá receber o infográfico em pdf no seu e-mail, clicando aqui.

Fonte: Zotova, Olena, Claudel Pétrin-Desrosiers, Anya Gopfert, and Maria Van Hove. “Carbon-neutral medical conferences should be the norm.” The Lancet Planetary Health 4, no. 2 (2020): e48-e50.


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia cidades sustentáveis Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.