A Eccaplan participará do Caminhão Conhecendo os ODS

Patrocinada pela ISA CTEEP e com o apoio da  Prefeitura Municipal e Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, maior itinerância em ODS das Américas chega no  dia 17 de setembro com atividades para toda a família

O Caminhão Conhecendo os ODS, desembarca em São Paulo no dia 17 de setembro, no Parque Augusta, para realizar uma das uma das maiores iniciativas para a regeneração do planeta das Américas voltada à população. O caminhão está circulando de norte a sul do país, levando informações e atividades sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 13 cidades em 7 estados brasileiros. 

De salários justos aos cuidados para uma saúde de qualidade e proteção social, o projeto tem como objetivo ampliar o debate sobre as 169 metas dos 17 ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para  toda a população de São Paulo e região.

Realizado pela Ecotransforma e NTICS Projetos e, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinado pela ISA CTEEP, o caminhão desembarca no Parque Augusta, em São Paulo, no dia 17 de setembro, das 10h às 17h. O projeto integra o Programa Conexões Para o Desenvolvimento, da ISA CTEEP, que capitaliza e direciona os recursos incentivados para projetos relacionados à educação.

“Chegamos em um momento que todos devemos nos unir para a regeneração deste planeta que habitamos. Desde 2017, criamos a iniciativa Conhecemos os ODS que conta com o Caminhão ODS, o qual leva formas práticas para as pessoas colocarem os ODS em suas vidas”, explica Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.

A carreta ficará estacionada no Parque Augusta e em seu interior estarão atividades ligadas a 4 dos 17 ODS, com exposição do renomado artista Ciro Palomino, óculos 3D com realidade virtual e ações interativas com o público, todas organizadas em parceria com instituições internacionais como FAO, Escola da Integridade, Pacto Global, WFP, ONU Habitat, ONU Mulheres, Refúgio 343, Kornerz e SB Sustainable Business Solutions.

Fora do caminhão, serão montadas mais 13 tendas, uma para cada ODS, com atividades de parceiros locais como, exposição de abelhas sem ferrão, distribuição de mudas, dicas de saúde, energia limpa, oficina de robótica, oficina de artesanato sustentável, palestra sobre ecologia, oficina de culinária sustentável com dicas de receitas saudáveis e reaproveitamento total dos alimentos, exposição de espécies da flora nativa, espaço kids, além de apresentações artísticas e culturais. 

“Para nós, é extremamente importante e gratificante apoiar projetos como esse, que está totalmente alinhado com o nosso compromisso em responder aos desafios globais expressos na Agenda 2030 da ONU. Entendemos que desenvolver a educação e a temática junto ao público jovem são peças centrais nessa transformação”, diz Ana Carolina David, gerente de comunicação e sustentabilidade da ISA CTEEP.

A ideia de trazer instituições e personalidades locais, é mostrar quem tem dado voz ao desenvolvimento sustentável dentro das comunidades e tem ajudado a criar debates e dinâmicas colaborativas para que pessoas e empresas adotem boas práticas para a sua rotina. “A ideia é não deixar ninguém para trás”, afirma Ana Carolina Xavier. 

Dentre os parceiros locais estão, além da Prefeitura Municipal e Secretaria Verde e do Meio Ambiente, FGV, USP, Movimento Nacional ODS São Paulo, Instituto Cidades Sustentáveis, Conexão Jaguar, Universidade Metodista, SESI, Associação dos Artesãos de São Paulo, Sindicato dos Comerciários, União Geral do Trabalhadores, Rede de Promoção do Trabalho Decente, AE Solar Brasil, Legado das Águas, Horta Comunitária Saúde, Unaccan, entre outros.

As atividades acontecem das 10h às 17h no Parque Augusta, Rua Augusta, 200 – Consolação, e são esperadas cerca de 4 mil pessoas. 

A participação é gratuita e a programação completa você acompanha no site  www.conhecendoosods.com.br/caminhao

Até fevereiro de 2023, o Caminhão Conhecendo os ODS maior itinerância ODS das Américas terá passado por Senador Canedo (GO), Ipatinga (MG), Vespasiano (MG), São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Santos (SP), Guarujá (SP), Imbituba (SC), Itapoá (SC), Rondonópolis (MT), Sinop (MT), Boa Vista (RR) e Silves (AM).

A Participação da Eccaplan no Evento

No Caminhão Conhecendo os ODS em uma das tendas 17 tendas que estarão no evento, que representam os 17 ODS da Agenda 2030 da ONU, a Eccaplan será responsável pela tenda do ODS 13, conscientizando o público do Parque Augusta a respeito das Ações Contra a Mudança Global do Clima, tema de extrema importância e que se mostra necessário um olhar atento e sustentável para conter os efeitos do aquecimento global, resultado das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa).

O ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima será representado pela Eccaplan Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, que trabalha desde 2008 com projetos de redução e compensação de carbono, promovendo o desenvolvimento local e soluções baseadas na natureza. “O planeta tem nos dado sinais claros que algo não anda bem, é urgente a adoção de ações de ações de redução e mitigação frente os impactos climáticos no mundo”, complementa Fernando Beltrame, presidente da Eccaplan

Na tenda do ODS 13, a Eccaplan trará um conteúdo informativo sobre crise climática, neutralização de carbono e sustentabilidade.

CNM - Confederação Nacional de Municípios | Comunicação
Fonte da imagem: https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/conheca-o-ods-13-mudancas-climaticas

Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa.

Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia cidades sustentáveis Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.