Como Neutralizar sua hospedagem?

Cliente da Eccaplan pode pagar pelo Crédito de Carbono quando for se hospedar durante suas viagens, entenda:

O cliente vai apoiar a compensação do carbono e ajudar algum dos Projetos Ambientais certificados da Eccaplan.

O programa Passagem Neutra da Eccaplan assume o compromisso de neutralizar as emissões de CO2 das suas hospedagens.

A Eccaplan em conjunto com algumas operadoras de viagens vai passar a oferecer aos clientes a possibilidade de neutralizar a emissão de carbono gerada pelo deslocamento do consumidor, com o Programa Hospedagem Neutra.

O setor de hospedagem tem importante responsabilidade nas emissões turísticas de CO2, especialmente em razão dos consumos de energia e água e na produção de resíduos sólidos, contribuindo expressivamente para o quadro das emissões diretas e indiretas globais de CO2 (MELO et al, 2021).

As principais fontes de produção de CO2 em hospedagens são os consumos de energia, gás e de água, e a produção de lixo orgânico e inorgânico. O autor cita também atividades como a lavanderia e a lavagem dos utensílios das refeições.

O tamanho da área construída do empreendimento, a classe do hotel, o número de hóspedes e a taxa de ocupação, a presença de serviço de lavanderia, o número de empregados, o uso de tecnologias para o controle da água, a adoção de programas de gestão ambiental, as atitudes e hábitos dos hóspedes, as respostas individuais às normas institucionais e sociais, entre outros.

As economias de todos os países, de um modo geral, estão adotando iniciativas para descarbonizar as suas atividades até 2050, como forma de freiar o aquecimento global – o que já é consenso entre os cientistas. 

Como vai funcionar a Hospedagem Neutra:

Para a Empresa que queira incluir esse Programa:

A Empresa poderá optar por compensar todas as hospedagens vendidas ou dar a opção ao consumidor na hora do agendamento, para ele escolher em neutralizar sua estadia ou não.

A Eccaplan fornecerá todos os relatórios das hospedagens vendidas que foram neutralizadas, assim como certificado e garantia da confiabilidade das informações.

Para o Consumidor:

No momento da compra da sua hospedagem o consumidor será informado que a sua estadia terá suas emissões de gases de efeito estufa neutralizados, com a garantia através de um link com rastreabilidade do projeto ambiental apoiado e um certificado enviado ao consumidor com todas as informações sobre a quantidade de CO2 neutralizados e informações sobre o projeto ambiental apoiado.

O crédito de carbono vai bancar algum projeto ambiental que compense a emissão de carbono gerada naquele período da hospedagem comprado pelo consumidor.

Conheça os projetos apoiados pela Eccaplan

Será gerada uma certificação digital com todos os detalhes de como e onde suas emissões estão sendo compensadas, assim como o link para a verificação do projeto apoiado e todas as suas certificações internacionais, garantindo a seriedade da compensação pelo consumidor.

Assim como nosso programa Frete Neutro, que visa compensar o valor que se paga por um transporte de mercadorias onde seu cálculo leva em consideração os custos operacionais, o Programa Hospedagem Neutra, agora amplia sua operação neutralizando todas as estadias diretamente realizadas pelo consumidor.

Importante destacar, também, a necessidade de quantificar as emissões de carbono emitidas pela queima de combustíveis durante as viagens. Assunto esse com bastante relevância no mercado e pauta de políticas ESG.

Muitas empresas possuem o desejo de reduzir seu impacto ambiental. E uma ação valiosa que pode ser facilmente implementada agora é a Hospedagem Neutra, que tem o propósito de neutralizar as emissões que não podem ser evitadas nas viagens.

Confira no vídeo abaixo um explicação interativa sobre a importância do programa da Neutralização de Carbono:

Essa escolha foi feita devido à consciência de que os gases do efeito estufa (GEEs) – emitidos principalmente pela queima de combustível fóssil (relacionado ao uso de diferentes modais de transporte), ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de resíduos – são aceleradores das mudanças climáticas. Apenas o setor de logística e transporte é responsável por aproximadamente 14,4 % das emissões globais.

A Passagem neutra, coordenada pela ECCAPLAN Consultoria em Sustentabilidade que apoia projetos socioambientais brasileiros certificados. Além disso, o Programa é transparente e gera o engajamento de cada cliente do e-commerce, uma vez que este recebe um certificado de neutralização de carbono personalizado, com os dados da sua entrega e projeto ambiental apoiado, de preservação florestal ou energia renovável.

Fernando Beltrame, especialista em Mudanças Climáticas e Neutralização de Carbono, e CEO da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, explica: 

“A compensação de carbono ou Selo CO2 Neutro pode ser um diferencial e inovação no mercado. Porém, as empresas devem avaliar suas emissões e formas de reduzi-las, compartilhando este compromisso com seus colaboradores. Reduzir emissões de CO2 também é reduzir custos operacionais, como reduzir o gasto com combustível, por exemplo”.

O Selo Hospedagem Neutra consistem em cinco principais ações:

Fluxograma do programa Hospedagem Neutra

  1. Cliente: realiza o pedido da sua hospedagem;
  2. Empresa: avalia o tempo de estadia; e envia estes dados à Eccaplan
  3. Eccaplan: por meio do seu sistema, realiza a  quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base em estudos desenvolvidos pela Eccaplan.
  4. Eccaplan realiza a compensação das emissões de GEE, com o apoio financeiro a projetos de reduções de emissões por desmatamento e degradação evitados (REDD) ou tecnologia limpa, na mesma proporção do impacto ambiental.
  5. Eccaplan envia para o consumidor o certificado de neutralização de carbono de cada hospedagem e o consolidado mensal. Cada cliente pode receber o seu certificado individual e personalizado.

Quer entender mais sobre Neutralização de Carbono? Entre em contato.

Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores