Por que sua Empresa precisa do Selo Carbono Neutro?

Mudanças imediatas são necessárias para atingir a meta de neutralidade de carbono de 2050 definida pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

A neutralização de carbono define um meio de produção em que a produção total de dióxido de carbono durante a produção é neutra, ou seja, igual a zero.

Isso não significa que as empresas terão emissões zero de carbono, mas que essas emissões serão compensadas, ou seja, contrabalançadas.

O crédito de carbono é uma ferramenta criada para fornecer uma solução de livre mercado para a compensação de carbono. É “um instrumento transacionável, não tangível, que representa uma unidade de dióxido de carbono equivalente (CO 2 e )”.

Em termos simples, um crédito de carbono é um ‘passe’ para emitir gases de efeito estufa (GEE) e ainda permanecer neutro em carbono, pois prova que o comprador/empresa/consumidro compensou as emissões em outras partes do mundo.

O Selo Carbono Neutro da Eccaplan fornece uma estrutura para ajudar as empresas a alcançar a neutralidade de carbono , descrevendo as etapas a serem seguidas por uma organização para alcançar a neutralidade de carbono e obter a certificação neutra em carbono. 

Atualmente, são adotadas duas abordagens metodológicas para o cálculo da pegada de carbono: uma baseada na organização, a outra no produto.

O Selo Carbono Neutro pode ser usado para certificar que uma empresa realiza a Neutralização de Carbono de acordo com o programa GHG Protocol.

Para realizar a compensação de carbono, inicialmente a Eccaplan realiza o Inventário das Emissões de GEE, com a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa e sequencialmente o cálculo dessas emissões, por meio do  programa GHG Protocol. Depois de conhecer o impacto ambiental em termos de kg CO2, realizamos a compensação ambiental através da neutralização de carbono.

Relatar e quantificar a pegada de carbono de uma empresa contribui para o número 13 (ação climática) dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), e inclui o número 9 (indústria, inovação e infraestrutura) destinado a relatar e quantificar o inventário de GEE de uma organização.

Objetivo final da estrutura do Carbono Neutro é atingir emissões líquidas zero. Quando o assunto (entidade, produto ou atividade) é neutro em carbono, isso não implica que não emite GEE, apenas indica que a saída global é igual a zero. 

Primeiramente é necessário reduzir as emissões de GEE. Isso pode ser feito de várias maneiras por meio de melhores técnicas de gestão, uso de equipamentos eficientes e redesenho de processos operacionais, tendo como objetivo primordial a neutralidade carbônica. A ECCAPLAN também realiza Relatórios de Sustentabilidade com o objetivo de auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Um plano de ação de redução de carbono “deve ser revisado periodicamente para avaliar o progresso em relação às ações planejadas e para avaliar a viabilidade de reduções adicionais, levando em consideração a disponibilidade de novas tecnologias, políticas de habilitação e incentivos fornecidos pelo governo e o contexto geral de negócios”.

Esse plano de ação pode combinar reduções de emissões de GEE e utilizar créditos de carbono.

Como a Eccaplan pode te ajudar:

Realizamos Inventários de Emissões utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa de Gestão de Resíduos Sou Resíduo Zero, Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e o Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de empresas, produtos, shows, feiras, eventos corporativos, entre outros.

Através do apoio à Projetos Ambientais e Sociais. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

Saiba como se inserir no Mercado de Carbono com nossas soluções sustentáveis, entre em contato.

Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte:
Barecka, M. H., Ager, J. W., & Lapkin, A. A. (2021). Carbon neutral manufacturing via on-site CO2 recycling. Iscience, 24(6), 102514.


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores